×
Loading ...

Como cuidar do aquário de um peixe betta fêmea

Atualizado em 21 novembro, 2016

Peixes betta são nativos do sudeste asiático. Muito populares como peixes ornamentais, os betta são coloridos e amigáveis, demonstrando curiosidade com os seres humanos. As fêmeas desta espécie são quase tão coloridas quanto os machos, mas estes têm as barbatanas mais compridas. Fêmeas podem ser mantidas juntas no mesmo aquário se foram criadas juntas desde o nascimento. Algumas fêmeas podem até ficar em um aquário coletivo, mas deve-se tomar cuidado e ficar atento para agressões entre bettas fêmeas, já que até as fêmeas podem machucar umas às outras. Separe fêmeas competitivas ou use uma divisória no aquário para prevenir brigas. Cuidar do aquário do peixe betta fêmea costuma ser fácil, já que elas não precisam de condições especiais da água.

Instruções

Peixes betta não devem ser criados em aquários redondos, já que as condições da água são instáveis e há pouca distração para os animais (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um aquário de 20 L ou mais. Quanto maior for o aquário, mais estáveis serão a temperatura e a pureza da água. Compre um filtro adequado para o tamanho do aquário. Prefira versões de pouca turbulência, já que bettas não gostam de correntes fortes.

    Loading...
  2. Lave o cascalho com água e enxague até ficarem livres de poeira. Coloque o cascalho limpo no tanque. A camada de cascalho deve ter entre 5 e 7,5 cm de espessura, com um declive gradual em direção à traseira do aquário. Encha o aquário d'água.

  3. Instale o filtro de acordo com as instruções do fabricante. Coloque o condicionador de água e o aquecedor. Ajuste a temperatura entre 24 ºC e 26,5 ºC. Deixe o aquário funcionando por uma semana. Coloque decorações seguras, pedaços de madeira e pedras. Coloque mudas de imbé (também conhecido como filodendro) no aquário. Essas mudas criarão raiz e ajudarão a estabilizar o ecossistema do aquário, criando um habitat para as bettas.

  4. Não lote o tanque com peixes. Um tanque de 40 L não pode ter mais do que cinco fêmeas de betta, por exemplo. Coloque apenas a comida que os peixes possam comer em alguns segundos. Alimente-os uma ou duas vezes por dia. O preferível são duas pequenas refeições diárias. Ponha alimento vivo (como larvas vermelhas e artêmias) fresco ou congelado no aquário várias vezes por semana.

  5. Troque a água semanalmente. Troque de 25% a 30% da água por vez e certifique-se de que a água nova esteja na mesma temperatura da que está no aquário. Adicione condicionador de água na água nova antes de colocá-la no aquário. Limpe o filtro semanalmente de acordo com as instruções do fabricante.

Loading...

Dicas

  • Use plantas no aquário para os bettas. Ponha o substrato embaixo do cascalho. Sempre mantenha plantas, pedras e madeira no ambiente das bettas, já que elas precisam se sentir seguras e ter sua curiosidade saciada. Bettas fêmeas podem viver em um aquário coletivo com outros peixes mansos. Podem ser usados tetras e lebistes.

O que você precisa

  • Aquário (mínimo 20 L)
  • Filtro de aquário
  • Aquecedor de aquário
  • Condicionador de água
  • Cascalho para aquários
  • Alimento para bettas
  • Alimento-vivo (larva vermelha, artêmia)

Referências

Loading ...
Loading ...