Mais
×

Como cuidar de áreas tratadas com escleroterapia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A escleroterapia é geralmente saudada como um método efetivo de tratamento de varizes. O procedimento é feito por um médico qualificado em ambulatórios. Mesmo que a escleroterapia seja considerada pouco invasiva, é importante cuidar adequadamente da área após o tratamento.

Instruções

Cuide da área tratada após a escleroterapia
  1. Observe se há sinais de aparecimento de reações raras após o procedimento. Elas incluem inflamação ou inchaço da perna, ulceração dos pontos de injeção ou o desenvolvimento de linhas vermelhas na perna ou na virilha.

  2. Use meias ou faixas de compressão após o procedimento. Seu médico irá instruí-la sobre seu uso e pode pedir para ver os itens para assegurar que ofereçam a compressão adequada.

  3. Ande após o procedimento. Você deve estabelecer um bom fluxo sanguíneo e boa circulação na perna tratada para acelerar a cicatrização. É recomendado fazer caminhadas de meia hora uma vez ao dia após a escleroterapia.

  4. Tome paracetamol caso haja desconforto após o procedimento. Não tome aspirina, ibuprofeno ou qualquer outro medicamento anti inflamatório para a dor pelo menos por dois dias após a escleroterapia.

  5. Evite aplicar calor na área tratada por dois dias após a escleroterapia. Isto inclui bolsas de água quente, banhos quentes, banheiras de hidromassagem e sauna.

  6. Evite nadar, caminhadas aceleradas ou corridas e outras atividades altamente aeróbicas por 7 a 10 dias após a remoção das varizes. Você também deve evitar levantar pesos em pé ou qualquer outra atividade que exerça pressão sobre as pernas.

  7. Tome banhos com água fria e use sabonetes suaves nos pontos de injeção após a escleroterapia. Não aplique loções ou outros cremes na perna tratadas até que o médico libere.

  8. Limite a exposição direta das pernas ao sol por duas semanas após a remoção das varizes. Isto vai ajudar a cicatrização e melhora geral e assegurar uma pigmentação uniforme.

  9. Visite seu médico para um check-up após o procedimento. Não pense que pode deixar de ir a esta consulta se estiver se sentindo bem e o tratamento parecer ter sido bem sucedido, pois o médico precisará fazer um exame físico para te liberar dos cuidados.

Dicas

  • Não se assuste com o aparecimento de hematomas na perna tratada. Deixe o hematoma sumir naturalmente.

Aviso

  • Não fique na cama após a escleroterapia. Você precisa se movimentar imediatamente após o procedimento.
  • Consulte seu médico se aparecerem pequenas linhas marrom ou manchas (causadas pelo ferro das veias tratadas) no pontos de injeção após três meses da realização do procedimento.

O que você precisa

  • Paracetamol
  • Sabonete suave
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article