Como cuidar de um bezerro recém-nascido sem a mãe

Escrito por deborah whistler | Traduzido por natalia peres
Como cuidar de um bezerro recém-nascido sem a mãe

Às vezes, um bezerro fica órfão em seu nascimento e precisa ser alimentado com mamadeira

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Às vezes, um bezerro fica órfão quando sua mãe morre dando à luz. Bezerros recém-nascidos podem ser criados órfãos se você der abrigo, nutrição e cuidados médicos preventivos adequados. Um bezerros recém-nascido é uma criatura delicada e, como um bebê humano, requer atenção o tempo todo nas primeiras semanas de vida.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Divisória de celeiro para o bezerro de 1,5 m x 2,5 m
  • Panos limpos e secos
  • Tintura de iodo de 7%
  • Mamadeira
  • Colostro de alta qualidade
  • Leite integral ou substituto de leite
  • Alimentação inicial para bezerros
  • Vacinação
  • Injeções de vitaminas A, D, E e Combiótico
  • Cama de palha
  • Feno de alfalfa
  • Canal de água ou bebedouro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Limpe o muco das narinas e da boca do recém-nascido com um pano limpo e seco e esfregue suavemente seu corpo. A vaca normalmente lamberia o bezerro até limpá-lo, o que também ajuda a estimular seu sistema e sua respiração.

  2. 2

    Corte o cordão umbilical a cerca de cinco ou sete centímetros do corpo do bezerro. Mergulhe o cordão umbilical em tintura de iodo de sete porcento para evitar que patógenos entrem no corpo do animal.

  3. 3

    Abrigue o bezerro em uma divisória de celeiro separada de 1,5 m x 2,5 m. A divisória deve estar em um celeiro limpo, seco e bem ventilado, ou em outro abrigo que ofereça proteção contra correntes de ar e outros elementos. A proteção contra umidade, frio e excesso de calor é essencial. A ventilação também é muito importante. O acúmulo de metano, amônia e outros gases presentes no estrume e na urina pode causar doenças respiratórias.

  4. 4

    Cubra o chão da divisória de celeiro com palha limpa e seca. A palha deve ser limpada diariamente, e qualquer palha úmida ou mofada deve ser removida imediatamente.

  5. 5

    Alimento o bezerro com mamadeira com um ou dois litros de colostro de alta qualidade durante as 12 primeiras horas após o nascimento. Colostro, o primeiro leite da mãe depois de dar à luz, contém anticorpos e nutrientes necessários para estimular o sistema imunológico do bezerro. O sistema do animal muda após as primeiras 12 horas e não irá absorver os nutrientes necessários se for alimentado com colostro depois disso.

  6. 6

    Continue a alimentar o bezerro com colostro nos primeiros quatro dias após o nascimento. O colostro pode ser guardado no freezer e descongelado lentamente em banho-maria. Muitos bezerros precisam ser alimentados com mamadeiras no começo, mas estarão prontos para beber água de bebedouros após quatro dias.

  7. 7

    Alimente o bezerro com leite ou substituto de leite a cada duas ou três horas nas primeiras três semanas, depois reduza a alimentação com leite para de duas ou três vezes por dia. Os bezerros devem ser alimentados com dez porcento do peso de seu corpo no nascimento (um litro de leite pesa um quilo). O substituto de leite deve conter no mínimo 20 porcento de proteína bruta e 20 porcento de gordura.

  8. 8

    Ofereça alimentação inicial para bezerros e feno de alfalfa quando o bezerro estiver com quatro dias, além do leite ou substituto de leite. Se o bezerro não estiver comendo muito, retire a comida antiga e diminua a quantidade oferecida. Toda a comida deve ser limpa e fresca. Aumenta a quantidade de grãos e feno conforme o animal cresce e consome mais.

  9. 9

    Desmame o bezerro do leite ou substituto do leite. Quando o bezerro estiver comendo cerca de um quilo de ração inicial por dia, ele pode ser desmamado.

  10. 10

    Vacine o bezerro pelo menos uma vez antes de desmamá-lo. Dar injeções de vitamina A, D, E e Combiótico pode ser benéfico. Normalmente, bezerros devem ser vacinados contra o vírus respiratório sincicial bovino, diarreia viral bovina e rinotraqueite infecciosa bovina. Consulte seu veterinário para recomendações de imunização e suplementos.

  11. 11

    Garanta o acesso à água limpa e fresca o tempo todo. A água deve estar livre de partículas e com baixos níveis de sal e de bactérias. Canais de água ou bebedouros devem ser completamente higienizados e a água deve ser substituída toda vez que começar a ficar suja. Se o tempo estiver quente, substitua a água regularmente durante o dia para mantê-la fresca. Bezerros de seis meses de idade irão consumir entre 7,5 a 20 litros de água por dia.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media