Mais
×

Como cuidar de botas de couro marrom

Atualizada April 17, 2017

Assim que investir num par de botas de couro de alta qualidade, cuide com afinco delas para garantir anos de conforto. A premissa é simples: botas usadas para proteger os pés da água, temperaturas excessivas, detrito e sujeira precisam de proteção dos elementos para durarem tanto tempo quanto prometido. Nenhuma bota dura pra sempre. Para reforçar a resistência e estética, evite usá-las em condições mais severas do que elas foram projetadas.

Instruções

As botas mais confiáveis ​​merecem ser cuidadas com amor (browningboots.com)

    Limpe os pés

  1. Para garantir que as botas pareçam e sintam o melhor possível nos pés, limpe-as bem após cada uso. Lave resíduos pesados ​do ar livre. Limpe o interior da bota com um pano úmido. Use um pano macio e seco para remover o excesso de umidade. Permita que as botas sequem à temperatura ambiente.

  2. Trate do couro das botas como se fosse uma pele, que necessita de reposição constante. Quando as botas estiverem limpas e secas, aplique produtos de condicionamento recomendados para superfícies de couro (não camurça); utilize um pano limpo e movimento circular. Limpe o excesso de produto da superfície e deixe secando por um tempo. Escove a camurça completamente para remover o solo. Use repelentes em spray contra umidade e manchas, próprios para superfícies de camurça.

  3. Escove as costuras e fendas superiores para retirar o pó que ainda não saiu. Os produtos de proteção, umidade e detritos podem acumular ao longo do tempo e corroer as botas em pontos cruciais, podendo, também, descolorir o couro.

  4. Examine as botas periodicamente para verificar se há sinais de desgastes; as costuras ou pontos quebrados podem piorar com o tempo. Solas descolando, ainda que parcialmente, podem ser um risco de tropeço. As oficinas de conserto de sapatos podem determinar qual a melhor forma de salvar as botas que precisam de reparos.

  5. Afaste os possíveis sinais de envelhecimento através da aplicação de cremes/ceras recomendados para a superfície do couro, de forma generosa e regular. É necessário dar tempo para as pomadas de impermeabilização penetrarem a superfície. Limpe o excesso de produto antes de secar.

Dicas

  • Consulte um varejista especializado para as melhores limpezas, condicionamentos e produtos à prova de água para as botas.

Avisos

  • O possível acúmulo de solo e umidade degradam a integridade das botas. As costuras podem se deteriorar gradualmente, o couro começa a enfraquecer, e os zípers (ou cardaços, presilhas) podem ser lentamente destruídos.
  • Não exponha as botas -- molhadas ou secas -- ao calor excessivo. O couro pode, prematuramente, encolher ou rachar, e as costuras e pontos podem desgastar.

Coisas Necessárias

  • Escova de sapato de cerdas médias
  • Panos limpos, macios e secos
  • Panos limpos, úmidos
  • Spray de repelente de água (para camurça)
  • Pastas de impermeabilização (para a maioria dos couros)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article