Como cuidar de cabelo crespo de bebê

Escrito por contributing writer | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de cabelo crespo de bebê
Cabelo crespo requer um tratamento especial (nattes afro image by harmonie57 from Fotolia.com)

Cabelo crespo não cria sua própria oleosidade e fica muito mais seco do que outros tipos de cabelo. Portanto, é importante manter um pouco de oleosidade no couro cabeludo e cabelo. Cabelo de bebê tende a ser muito macio, mas conforme a criança cresce se torna mais seco. Também há muitos tipos diferentes de cachos; alguns são mais secos do que outros, então há muitas tentativas e erros ao procurar o que funciona para você.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Loção para cabelo
  • Óleo para cabelo
  • Condicionador
  • Óleo de oliva
  • Óleo de coco
  • Lenço
  • Pente
  • Faixa de cabelo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Tenha os produtos adequados para cuidar do cabelo do seu bebê. Existem óleos de cabelo feitos especificamente para cabelo preto. Algumas marcas populares são a Just for Kids, Pink Oil, Carol´s Daughter and Curls. Uma opção mais natural preferida por muitas pessoas é óleo de oliva ou óleo de coco.

  2. 2

    Não lave o cabelo do seu filho até que ele mude e fique mais grosso por volta dos seis meses de idade. Seus cachos são geralmente macios e não precisam de muita ajuda. Na maioria das vezes, um bebê só precisa de um pouco de óleo ou loção para cabelo algumas vezes por semana. Coloque um pouco de óleo nas mãos e esfregue-as suavemente em todo o cabelo e couro cabeludo. O óleo também pode ajudar com dermatites, que é uma ocorrência bastante comum entre bebês negros por causa de sua pele particularmente seca. Fique longe de óleos minerais, que podem secar o cabelo ainda mais. No passado, pessoas usavam vaselina, mas isso não é recomendável.

  3. 3

    Apenas "lave" o cabelo do seu filho a cada uma a duas semanas, dependendo de quanto sujo estiver. Não use xampu, porque removerá qualquer óleo natural que o cabelo tiver. Você pode fazer a chamada "co-lavagem", que significa lavá-lo apenas com condicionador. A cada três ou quatro meses, você pode avaliar se existe acúmulo de produto no cabelo e lavá-lo com um xampu removedor; no entanto, essas lavagens devem ser ocasionais.

  4. 4

    Não lave o cabelo na banheira; cabelo preto é geralmente muito grosso e volumoso e pode ser difícil fazer a lavagem corretamente nesse caso. Deite seu bebê numa superfície plana perto de uma pia e lave seu cabelo nela. Isso torna mais fácil separá-lo e lavá-lo em porções, assim como atingir o couro cabeludo. Se o bebê já usar tranças, lave-as sem desfazê-las e enxugue com uma toalha.

  5. 5

    Cubra o cabelo do bebê durante a noite se já tiver seis meses de idade ou mais. Use um lenço de algodão regular e amarre-o firmemente em torno da parte traseira e superior da cabeça, garantindo que não deslize para baixo. Os óleos do cabelo podem causar danos para a roupa de cama, e cobrir o cabelo do bebê também ajuda a preservar o cacho e diminui os arrepiados. Outra opção, se optar por não cobrir os cabelos do bebê, é usar fronhas e lençóis acetinados. A suavidade desse material irá ajudar o cabelo a não se enroscar nele, ao contrário de materiais à base de algodão ou poliéster.

  6. 6

    Reserve bastante tempo para penteá-lo. Pode demorar até duas horas para pentear o cabelo do bebê, dependendo de quanto longo e grosso for. Um método comum é pentear enquanto o bebê estiver dormindo; muitos bebês logo se acostumam com isso. Coloque uma toalha em seu colo e deite a cabeça da criança nela. Você pode distrair um bebê mais velho com um lanche ou um programa de TV para mantê-la parada, se necessário. Para um bebê mais novo, dê mamadeira enquanto faz isso. Passe um creme de pentear (aquele que é projetado para cabelos crespos), então trabalhe bem nele para que penetre em toda a extensão do cabelo. Com um pente de dentes largos, separe-o em mechas, começando em cima e lentamente penteando-o para baixo. As pontas tendem a embaraçar, então tome cuidado extra nessa região. Tenha grampos ou presilhas na mão para manter as outras mechas presas. Depois de ter penteado uma das mechas, cuidadosamente torça ou trance-a para manter o penteado até que esteja pronto para arrumá-lo.

  7. 7

    Escolha um estilo de cabelo confortável para seu bebê e que vá durar para compensar o trabalho de arrumá-lo. Pufs afros (tufos de cabelo presos com faixas de elástico em toda a sua volta) é um estilo comum e fácil de fazer; mantêm o penteado durante o dia e podem ser retirados facilmente durante a noite, se necessário. Tranças de caixa (em que a parte em torno de uma mexa de cabelo parece uma caixa), trancinhas ou mexas finas torcidas levam várias horas para fazer, mas deixam o cabelo legal, fácil de manusear e duram de duas a três semanas. Não deixe o penteado por mais tempo que isso, assim o cabelo não grudará a ponto de não conseguir soltar as tranças ou torcidos e tenha que cortá-los. Planeje refazer qualquer mecha que comece a ficar desarrumada ou frisada. Você pode ter que interromper o processo de estilização durante um dia inteiro se a criança for inquieta. Lave e penteie, então dê uma pausa e faça algumas tranças de cada vez conforme a paciência da criança permitir. Não trance o cabelo muito apertado ou use elásticos sem proteção, porque isso pode causar quebras e danificar o cabelo. Quando for a hora de remover os elásticos, cuidadosamente corte-os com tesoura, em vez de tentar desenrolá-los.

  8. 8

    Não corte o cabelo. Devido aos cachos apertados, o cabelo demora muito tempo para crescer. Alguns pais nunca cortam o cabelo de sua filha. Meninos geralmente não precisam cortar até que tenham dois ou três anos. Se insistir, ou quiser uma assistência para trançar o cabelo de seu bebê, procure um salão especializado não só em cabelo crespo, mas em de crianças também.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível