Mais
×

Como cuidar do cabelo depois de nadar na piscina

Atualizado em 23 março, 2017

Nadar, especialmente em piscinas cloradas, pode ser prejudicial ao seu cabelo. De acordo com o "Columbia University Health Services" (Serviços de Saúde da Universidade da Columbia), o cloro pode reduzir a quantidade de óleos naturais em seu cabelo, fazendo com que a cutícula do fio quebre ou rache. A água salgada também pode remover esses óleos e tornar o cabelo seco e quebradiço. Você pode estar em risco ainda maior, se tinge o cabelo ou utiliza aparelhos térmicos nele. Existem várias maneiras para cuidar do cabelo após a natação para evitar danos e ressecamento.

Instruções

O cloro resseca o cabelo (John Nyberg at www.sxc.hu)
  1. Lave o cabelo imediatamente após nadar com um xampu condicionador. Se não puder, pelo menos enxague o cabelo no chuveiro para remover o cloro ou a água salgada.

  2. Depois de lavar, esprema o excesso de água dos cabelos e aplique um hidratante nele, concentrando-se nas extremidades. Algumas empresas de cosméticos têm produtos específicos para nadadores que são projetados para remover o cloro, mas produtos comuns para cabelos secos também servem. Deixe o produto no cabelo por três a cinco minutos.

  3. Enxague o condicionador do cabelo e esprema o excesso de água. Seque-o suavemente com uma toalha, mas não esfregue excessivamente.

  4. Borrife um condicionador sem enxague no cabelo, caso ele esteja muito ressecado ou danificado. Esta instrução é opcional, mas pode fornecer uma proteção extra ao cabelo depois da natação.

  5. Desembarace o cabelo com um pente de dentes largos. Não utilize uma escova no cabelo molhado, especialmente após nadar, pois ela pode contribuir para a quebra.

  6. Penteie o cabelo normalmente. Se secar o cabelo com um secador, ajuste-o para a opção de menor calor possível. Usar frequentemente equipamentos térmicos pode causar mais danos ao cabelo.

  7. Se nadar com frequência, aplique um condicionamento profundo ou um tratamento de óleo quente no cabelo uma vez por semana. Isso pode ajudar a protegê-lo dos efeitos decorrente da exposição repetida ao cloro ou à água salgada. Você pode aplicar a maioria desses tratamentos no chuveiro. Basta aplicá-los seguindo as instruções e enxaguar completamente.

Dicas

  • É possível também proteger o cabelo antes de nadar, usando uma touca de natação ou aplicando o condicionador antes de entrar na piscina.

O que você precisa

  • Xampu condicionador
  • Hidratante
  • Spray condicionador
  • Pente largo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article