Mais
×

Como cuidar de uma calathea de interior

Atualizada February 21, 2017

A calathea é um gênero botânico com mais de 300 espécies de plantas que precisam de calor para prosperar. No Brasil, você terá que levá-las para dentro quando a temperatura diminui. Como existem muitas espécies, encontre em um viveiro as necessidades específicas da sua planta e combine-as com as orientações de cuidados gerais. A calathea reseopicta, a makoyana e a sanderiana são algumas das espécies mais comuns.

Instruções

Uma calathea sempre requer água engarrafada, que poderá se tornar caro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Cultive calatheas em mistura para envazamento bem aerada que também seja rica em matéria orgânica. Uma mistura de solo argiloso e turfa é adequada para prover nutrição enquanto previne raízes de umidade.

  2. Coloque os seixos na bandeja de planta e encha com água. Coloque a mistura de envazamento na camada de seixos. Enquanto a água na bandeja evapora, ela hidrata a planta. Verifique se as perfurações de drenagem do vaso estão acima do nível da água, prevenindo a absorção exagerada de umidade pela terra; muita umidade causa o apodrecimento das raízes.

  3. Regue sua calathea com água engarrafada caso a água de sua torneira seja pesada de minerais; isso evita manchas nas folhas. Se a sua água for leve, deixe-a descansar durante a noite no recipiente de rega antes de usá-la para regar a planta. Se tiver um aquário, use a água que esvaziar ao limpá-lo para molhar sua calathea.

  4. Coloque a planta em uma janela, mas evite o sol direto; calatheas precisam de muita luz indireta. Afaste a planta do vidro, no inverno, protegendo-a do frio.

  5. Controle a temperatura para mantê-la entre 16 °C e 24 °C, durante o ano inteiro. Isole portas e janelas, evitando a exposição da planta a ventos.

  6. Alimente as calatheas com um fertilizante para plantas interiores de liberação lenta. A Extensão horticulturista Donna Moramarco da Universidade de Cornell (Cornell University Extension horticulturist Donna Moramarco) informa que a quantidade de fertilizante necessário para a planta depende de quanta luz ela absorve; plantas em luminosidade baixa precisam de menos fertilizante do que as expostas a muita luz. Comece alimentando-a com a quantidade e frequência mais baixa, recomendada na rotulagem. Se a calathea demonstrar crescimento, mantenha esse regime. Caso contrário, aumente a fertilização aos poucos, até que a planta responda corretamente.

Coisas Necessárias

  • Mistura de envazamento
  • Seixos
  • Bandeja de planta
  • Água engarrafada, o quanto for necessário
  • Fertilizante para plantas de interior, de liberação lenta
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article