on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cuidar de um cão cego e surdo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cães são como pessoas. Eles também podem sofrer de problemas de visão ou audição. Se isso aconteceu no nascimento ou por causa da idade avançada, os donos devem enfrentar o desafio e aprender a cuidar e a se comunicar com os caninos cegos ou surdos. Algumas pequenas mudanças podem garantir que o cão tenha uma vida longa e feliz.

Instruções

Cães também podem sofrer de problemas de visão ou audição (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

    Cego

  1. Determine a perda da visão. As indicações de que o cão possa estar enfrentando perda de visão incluem lacrimejamento ou descarga excessiva ou se o olho estiver vermelho, irritado, inchado, leitoso ou descolorido. Observe também se a pupila está dilatada, se o cão pisca ou esfrega o olho irritado. Entre em contato com um veterinário se ele apresentar algumas dessas características.

    Loading...
  2. Elimine perigos, remova qualquer coisa da casa que possa ser potencialmente nociva ou perigosa para o cão. Se ele perdeu a visão como resultado do envelhecimento, mantenha móveis e outros objetos familiares no local para tornar a movimentação mais fácil.

  3. Coloque uma grade na escada. Elas são uma maneira segura para impedir que o cão tenha acesso às escadas e outras áreas restritas, tais como piscinas, quando você não estiver por perto. O cão deve estar na coleira ou em uma área cercada quando estiver fora.

  4. Crie um refúgio seguro. Coloque a cama do cão em um lugar tranquilo para que ele possa se sentir seguro quando tiver muita gente na casa ou outras coisas que o irritam.

  5. Chame a atenção do cão. Certifique-se de que ele esteja olhando para você, antes de dar um comando. Coloque algumas moedas em uma lata de alumínio vazia e agite-a para atrair a atenção do cão cego. Pisar o pé no chão também é uma maneira eficaz de chamar sua atenção.

    Surdo

  1. Determine a perda de audição. As indicações de que o cão possa estar enfrentando perda auditiva incluem desobediência, incapacidade de processar sons familiares, mudanças de personalidade e ouvidos irritados. Entre em contato com um veterinário se o cão apresentar esses sintomas.

  2. Aprenda a se comunicar. Escolha um conjunto de sinais que exija apenas uma mão para ser executado e seja claramente visível a uma distância uniforme.

  3. Torne sua presença conhecida. Evite assustar o cão ao acariciá-lo ou esfregar suas costas ou ombros quando entrar em uma sala. Uma luz suave também chamará a atenção dele.

  4. Mantenha o cão seguro. Tal como acontece com um cão deficiente visual, o cão surdo deve estar em uma coleira ou lugar cercado quando estiver em um ambiente externo.

Loading...

Dicas

  • Problemas de visão, tais como glaucoma, podem ser tratados com medicação.
  • Muitos cães sofrem de perda de visão ou audição completa e vidas limitadas.
  • Instrua as crianças sobre como cuidar de um animal de estimação cego ou surdo.
  • O cão deve ser marcado com alguma forma de identificação, tais como etiquetas ou um microchip.
  • Algumas formas de perda auditiva podem ser tratadas.

O que você precisa

  • Grades para escadas
  • Paciência
  • Conjunto de sinais de mão
Loading ...
Loading ...