Mais
×

Como cuidar de um coelho cabeça de leão

Atualizado em 17 abril, 2017

Peculiar e adorável, o coelho Lionhead (em português, algo como "cabeça de leão") é uma raça relativamente nova nos Estados Unidos, embora já seja popular na Inglaterra faz tempo. Eles têm esse nome por causa da juba fofa ao redor de suas caras. Por causa do pelo mas longo, essa raça tem uma tendência a formar bolas de pelo, que causam um bloqueio no estômago e podem levar à inanição, e requerem mais atenção à dieta e toda do que outros coelhos domésticos.

Instruções

As crianças adoram coelhos domésticos (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

    Dieta e exercícios

  1. Alimente seu coelho adulto com 1/2 xícara cápsulas de alto teor de fibras uma vez por dia. Esses alimentos estão disponíveis na maioria das lojas de animais domésticos. Consulte seu veterinário sobre qual marca tem mais fibra. Uma dieta repleta de fibra é crucial para evitar a formação de bolas de pelos no estômago do mamífero. Alimente aqueles com menos de 7 meses com cápsulas sempre que puder, uma vez que se trata de sua fase de crescimento.

  2. Forneça feno ilimitado para o seu Lionhead, não importando a idade. Feno Timothy, de capim e de aveia são os tipos preferidos por eles.

  3. Dê a seu coelhinho 15 gramas de vegetais por dia para que sua dieta seja variada. Provavelmente, ele vai se interessar mais por cenoura, alface, brotos de alfafa, ervas frescas e abobrinha.

  4. Faça seu Lionhead se exercitar uma vez por dia, por pelo menos 30 minutos. A maioria deles curte um passeio ao redor do jardim usando um arreio e coleira ou uma brincadeira com bola.

    Casinha

  1. Arranje uma gaiola que tenha um piso de uma madeira com ripas ou vidro. Coloque uma espessa camada de aparas de madeira. Escolha uma gaiola que dê ao coelho muito espaço. Seu animal, pelo menos até ficar mais velho e for devidamente treinado, passará a maior parte do tempo lá.

  2. Equipe a gaiola com brinquedos macios de plástico e um pano fofo ou cobertor de lã para ele se aconchegar.

  3. Escolha um cantinho da para ser o banheirinho. Ponha um pouco de palha lá e troque diariamente.

  4. Tire seu coelhinho da gaiola pelo menos uma vez por dia, para brincar.

    Banho e tosa

  1. Escove seu pequeno mamífero duas vezes por semana para manter a pele sem nós e incrivelmente fofa. Segure seu Lionhead no colo quando for escová-lo e seja gentil .Os coelhos dessa raça, como os de todas as outras, são tímidos e delicados por natureza.

  2. Use um pente para tirar os nós do pelo dele. Seja extremamente cuidadoso para não puxar os nós com muita força, para não arranhar a pele e ferir o animal. Se o nó for impossível de desfazer, corte o pelo com uma tesoura pequena.

  3. Passe uma escova macia no pelo dele, removendo tufos e pelos soltos.

  4. Apare o pelo com uma tesoura pequena uma ou duas vezes ao mês. Os Lionheads são propensos a ter bolas de pelo, o que pode acabar criando uma obstrução em seus estômagos, por causa do tamanho dos pelos. Uma tosa frequente irá manter seu coelhinho saudável, além de prevenir o acúmulo de bolas de pelo.

Dicas

  • Leve seu animal ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano.

O que você precisa

  • Cápsulas com alto teor de fibra
  • Feno
  • Vegetais
  • Arreios
  • Coleira
  • Gaiola
  • Lascas de madeira
  • Cobertor macio
  • Pequenos brinquedos de plástico
  • Palha
  • Pente
  • Tesouras pequenas
  • Escova macia para coelhos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article