×
Loading ...

Como cuidar de um coelho com estase gastrointestinal

Atualizado em 21 novembro, 2016

É uma doença que a maioria dos criadores de coelhos teme e ceifa a vida de numerosos animais todos os anos: estase gastrointestinal. Essencialmente, ocorre quando o trato gastrointestinal do coelho fica repleto porque o alimento e a água não conseguem se mover adequadamente através do estômago para entrar nos intestinos. O resultado é que o animal começa a evacuar e comer menos e, se não for tratado imediatamente, poderá morrer em algumas horas.

Instruções

Estase gastrointestinal é uma afecção comum em coelhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Cuidando do coelho com estase gastrointestinal

  1. Leve seu coelho ao veterinário o mais cedo possível, se suspeitar de estase gastrointestinal. Depois que a doença for diagnosticada, você poderá determinar em conjunto com o veterinário qual é o melhor tratamento, que provavelmente incluirá medicações para dor e para ajudar o trato gastrointestinal do animal a começar a funcionar de maneira adequada novamente.

    Loading...
  2. Se não for possível levar seu coelho ao veterinário imediatamente e você acredite que o animal esteja com estase, administre simeticona. Comece entre 1 e 2 mL de simeticona, uma vez a cada hora, durante três horas, em seguida diminua para 1 mL de simeticona, que pode ser administrada a cada três a oito horas.

  3. Massageie delicadamente o estômago de seu coelho. Se ele se sentir confortável com isso, mantenha-o em seu colo e continue a massagem em seu estômago. Mas, caso sinta dor visível, suspenda-a imediatamente.

  4. Incentive o seu coelho a comer, oferecendo-lhe verduras frescas, úmidas, como salsinha, e passe-as sob o nariz dele, agradando-o e até irritando-o para que dê uma mordida. Além de verduras frescas, tente fazê-lo comer feno, pois a fibra é essencial para ajudar o trato gastrointestinal a voltar ao normal.

  5. Se mesmo com agrados para que coma, seu coelho se recusar a isto, e o veterinário lhe disser que vá em frente, agora você terá de forçá-lo a comer. Ponha alguns alimentos granulados em água quente, deixe-os amolecer, e misture com alimento para bebês. Em seguida, alimente o animal com uma seringa.

  6. Nunca dê medicações prescritas para estase gastrointestinal ao seu coelho, a não ser que tenha sido especificamente instruído pelo veterinário a fazer isto. Mas se achar que o animal tem a condição, administre simeticona até poder levá-lo a um veterinário especializado em coelhos.

  7. Pode levar várias semanas para o coelho se recuperar completamente de estase gastrointestinal, então seja paciente com ele. Além disto, é essencial que, mesmo que esteja administrando-lhe medicações e forçando-o a se alimentar, permita-lhe ficar com sua companheira, pois a separação só poderá lhe causar mais estresse.

Loading...

Dicas

  • É comum que os veterinários administrem fluidos subcutâneos para assegurar que o coelho com estase gastrointestinal permaneça hidratado. Peça ao seu veterinário que o ensine a fazer isto durante uma consulta regular, para que saiba a conduta no caso de uma emergência e sem disponibilidade de seu atendimento.Tenha sempre simeticona em casa; nunca se sabe quando será necessário usá-la.
  • Peça ao seu veterinário que lhe demonstre como efetivamente realizar a massagem no estômago do coelho.

Aviso

  • Os coelhos são presas de outros animais, o que significa que escondem suas doenças, muitas vezes até ser tarde demais. Preste sempre atenção ao animal, para que saiba quando não está bem.
  • Procure sinais indicativos: seu coelho pode estar com odor de gases, o que indica estase, ou soltar seus excrementos em tamanho bem menor que o normal.
  • A estase gastrointestinal pode matar um coelho aparentemente saudável em uma noite. Se suspeitar que ele tenha a doença, leve-o imediatamente a um veterinário especialista em coelhos.
  • Encontre esse veterinário especializado e, se possível, que atenda emergências e seja conhecedor da urgência da condição, antes que isto ocorra.
  • Nunca force a alimentação de seu coelho, a não ser que o seu veterinário o instrua a fazer isto. Mas não proceda sem a sua autorização, seu coelho poderá sofrer bloqueio intestinal, o que causa problemas muito mais sérios, inclusive a morte.

O que você precisa

  • Seringa
  • Alimentos granulados
  • Alimento para bebês
  • Simeticona (gotas infantis 20 mg)
  • Verduras frescas
  • Feno fresco

Recursos

Loading ...
Loading ...