Mais
×

Como cuidar de uma coleção de tampinhas de garrafa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tampinhas de garrafa de plástico ou alumínio podem ser objetos colecionáveis incomuns e lembranças sentimentais de eventos passados. Uma coleção premiada pode ser tão importante para o dono quanto uma coleção de arte é para outro. Se você gosta de tampinhas de garrafa, deve saber como cuidar de sua coleção.

Instruções

Se gosta de tampinhas de garrafa, aprenda abaixo como cuidar de sua coleção (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Retire as tampinhas de garrafa de cerveja com cuidado. Infelizmente, alguns dos modelos mais fascinantes vêm de marcas que não são de girar para abrir. Se necessita usar um abridor de garrafas, cubra a tampa com um pano macio para proteger o desenho. Use o abridor por cima do pano. Gentilmente eleve um dente de cada vez. Faça isso ao redor de toda a tampa. Faça a volta toda duas ou três vezes até que ela se solte. Trabalhe com cuidado e ela sairá em perfeitas condições.

  2. Lave-a abundantemente. Use um sabonete neutro misturado à água e uma escova de dentes macia. Limpe-a bem, prestando bastante atenção aos dentes e ranhuras que tendem a acumular detritos. Uma um palito de dentes limpo para remover os resíduos de áreas onde a escova não alcança. As tampinhas de garrafas de plástico de refrigerante tem um selo plástico em seu interior. Evite o crescimento de bactérias usando o palito de dentes na borda de selo para removê-lo completamente.

  3. Coloque a tampinha com a parte de fora para cima em um balcão com uma das extremidades em cima de uma faca de manteiga. Deixe secar por várias horas. Mesmo a menor quantidade de umidade pode causar bolor. É essencial que a tampinha esteja completamente seca.

  4. Use as mãos limpas e secas, ou com luvas, para mover a tampinha para seu display. Embora os colecionadores casuais joguem suas tampinhas em grandes potes ou caixas de sapato, alguns aficionados usem caixas de display como mostruário de sua coleção. Se ainda não tem uma, forre uma caixa de sapatos com um pano de prato e espalhe-as sobre ele sem que encostem umas nas outras. Isso é especialmente importante se você coleciona tampinhas de alumínio com dentes afiados nas bordas. Jogá-las amontoadas pode estragar os dentes e a arte, desvalorizando a coleção que você se esforçou tanto para construir.

Dicas

  • Mergulhar uma tampinha de metal em suco de limão é a forma mais segura de remover ferrugem. Depois disso, siga os passos acima. Borrife a tampinha com verniz incolor para evitar que enferruje no futuro. Assegure-se de que ela está completamente seca antes da aplicação do verniz.
  • Se é fã de tirar a tampinha da garrafa e jogá-la no pote, sua coleção está cheia de bactérias. Cobrir o pote para reduzir o odor somente incentiva o crescimento das bactérias. Seguir os passos acima para cuidar de sua coleção da maneira correta pode reduzir ou eliminar danos permanentes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article