Mais
×

Como cuidar dos dentes de seu chihuahua

Atualizado em 17 abril, 2017

Os dentes de um chihuahua podem ser minúsculos, mas precisam do mesmo nível de cuidados como qualquer outra raça de cães. Nos seus primeiros meses de vida, os dentes não precisam ser escovados. Os cães vão manter os dentes de leite por apenas alguns meses antes que eles caiam e sejam substituídos pelos adultos. Nessa fase, é importante simplesmente evitar a retenção de qualquer dente de leite.

Instruções

Os chihuahuas devem receber cuidados apropriados para sua saúde bucal (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Dê ao seu filhote uma mistura de alimentos duros e macios. Isso facilitará com que ele coma, mesmo com um ou dois dentes em falta, e deixará que os dentes soltos fiquem mais flexíveis. Forneça ao chihuahua brinquedos pequenos de borracha, o que ajudará ainda mais que seus dentes de leite se soltem. Procure pelos menores brinquedos na loja para que ele consiga encaixá-los em sua boca.

  2. Forneça uma grande quantidade de biscoitos duros como guloseima quando os dentes do seu chihuahua nascerem. Escolha uma variedade para raças de pequeno porte e deixe que os biscoitos limpem um pouco da placa dentária do seu cão. Procure por aqueles que informem que deixam os dentes caninos mais limpos. Essas variedades geralmente proporcionam uma melhor remoção da placa.

  3. Escove os dentes do seu chihuahua regularmente com uma escova pequena e macia. Escove próximo a gengiva para remover o tártaro. Existem escovas de dentes feitas especialmente para cães, assim como pastas de dente. Se você tiver problemas em encontrar uma de tamanho suficientemente pequeno para seu chihuahua, tente usar uma escova de cerdas macias feita para crianças. Essas são geralmente de tamanho apropriado para um chihuahua adulto. Escove os dentes dele uma vez ao mês para prevenir que o tártaro provoque problemas dentários.

  4. Leve seu chihuahua para fazer check-ups dentários regulares com seu veterinário. A maioria desses profissionais recomenda um profissional de limpeza dentária a cada 6 meses. Isso consiste de uma remoção intensiva do tártaro e pode incluir tratamento com flúor.

O que você precisa

  • Biscoitos caninos
  • Comida dura
  • Brinquedos de borracha
  • Pasta de dente para cães
  • Escova de dentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article