Como cuidar do seu fígado

Escrito por wirnani garner | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar do seu fígado
Use preservativos para evitar doenças hepáticas (condom image by Mitarart from Fotolia.com)

O fígado é um órgão glandular bastante importante para o corpo humano. Com aspecto marrom avermelhado, ele está situado abaixo do diafragma, no lado direito do abdômen e pesa por volta de 1,4 kg. Ele é responsável por grandes funções corporais, como secreção da bile, que é essencial para a emulsificação e absorção de gorduras; conversão do açúcar em glicogênio, que é armazenado para os músculos utilizarem; produção de ureia (principal componente da urina), aminoácidos; e filtração das toxinas do sangue para enviar as impurezas para fora. O fígado é, basicamente, um dos órgãos que mantém o corpo funcionando, então é importante cuidar dele para ter uma vida saudável.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coma direito para manter seu fígado saudável. Alimentos com muitas proteínas, como carne, ovos, castanhas ou legumes, são excelentes, assim como frutas frescas, como mamão, abacate e melancia. Vegetais como espinafre, repolho, pepino, cenoura, tomate, feijão e brotos são bons agentes para defender o fígado contra doenças. Outros tipos de comida que ajudam a desintoxicar o fígado incluem brócolis, alho, beterraba, cebola, gérmen de trigo e cogumelos.

  2. 2

    Cuidado com seu consumo de gordura. Alimentos que são gordurosos, como bacon, salame, batata palha, batata frita e salsichas não são tão saudáveis para o fígado, assim como laticínios, como sorvete ou queijo. Comidas processadas como fast food e cachorro quente também não são consideradas boas para o fígado. Esses alimentos contêm gorduras saturadas que são difíceis para o fígado processar.

  3. 3

    Defina alguns limites quando consumir bebidas que contêm alto teor de cafeína. Refrigerante, café e chá não são considerados saudáveis quando ingeridos em grandes quantidades; tente limitar a quantia para 3 xícaras por dia.

  4. 4

    Beba muita água. Ela é o melhor agente quando se trata da limpeza do seu fígado. Ela ajuda a tirar toxinas do seu corpo, revigorando todo o sistema. Sucos frescos, como o de laranja ou limão, são bons para você -- eles contêm ácidos saudáveis que são benéficos para a limpeza geral do seu fígado e corpo.

  5. 5

    Monitore a ingestão de açúcar. Consumir muito açúcar refinado não é saudável para seu fígado, nem também para o seu corpo de modo geral. Quando o fígado processa muito açúcar, ele o converterá em gorduras e colesterol -- e ter altas quantidades dos dois contribui para o ganho de peso e cria um grande risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Muito adoçante artificial também é prejudicial ao fígado e irá aumentar o risco de fadiga geral ou hipoglicemia.

  6. 6

    Evite beber muito álcool. Licor, cerveja e vinho são difíceis para o fígado processar. Um ou dois drinques de álcool por dia não são tão prejudiciais para pessoas com fígados saudáveis. Porém, beber três ou mais não é recomendável e pode levar à hepatite alcoólica. Pessoas com doenças hepáticas não devem nunca ingerir álcool. O mesmo vale para pessoas que estão tomando remédios -- misturar álcool com analgésicos ou outros tipos de medicação pode ser perigoso para seu fígado.

  7. 7

    Pare de fumar e fique longe de fumaças e líquidos tóxicos. O ar inalado pelos pulmões é filtrado pelo fígado. Então, se você estiver respirando ar insalubre do ambiente, há chances de seu fígado se tornar insalubre também. Pessoas que fumam têm um grande risco de desenvolver câncer de fígado e outros tipos de doenças envolvendo órgãos maiores. Inseticidas, repelentes, solventes, produtos de limpeza líquidos ou aerossol e laquê devem ser manipulados com cuidado. Use uma máscara para evitar a inalação de fumaças que podem danificar seu fígado.

  8. 8

    Use proteção quando tiver relações sexuais e evite dividir itens pessoais. Algumas doenças hepáticas, como a hepatite, são transmitidas através do sangue e fluidos corporais. Então, use camisinhas e evite dividir objetos pessoais, como escova de dente, lâmina de barbear ou acessórios de manicure, especialmente quando o seu parceiro estiver com uma doença hepática.

  9. 9

    Consulte seu médico e agende uma vacina para hepatite. As hepatites A e B são as doenças hepáticas mais contagiosas. A vacina o protegerá de vírus infecciosos que causam grandes danos ao seu fígado.

Dicas & Advertências

  • Drogas como Valium (diazepam) e Restoril (temazepam) devem ser tomadas de acordo com as instruções médicas. Grandes quantidades desses medicamentos podem ser potencialmente tóxicas para seu fígado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível