×
Loading ...

Como cuidar de filhotes de pug recém-nascidos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os filhos recém-nascidos de pug precisam de cuidados para se manterem saudáveis e crescendo. Eles possuem focinhos achatados que podem gerar alguns desafios, pois eles podem interferir com sua respiração, especialmente para os recém-nascidos. Além de tempo e paciência, dedicação e comprometimento também são necessários para cuidar bem de filhotes de pug recém-nascidos.

Instruções

Cuidar de filhotes recém-nascidos de pug requer muito tempo e paciência (The Dog Life image by Eva Ann from Fotolia.com)
  1. Dê comida, água e uma cama limpa para a mãe. Durante as primeiras semanas de vida, ela vai dar todos os cuidados que os filhotes precisam. Entretanto, monitore-a para ter certeza que ela está saudável e não tem nenhum sinal de infecção, incluindo um corrimento verde saindo de sua vagina.

    Loading...
  2. Observe como os filhotes respiram. Seus focinhos achatados podem causar problemas com a respiração. Se algum mostrar sinais de problemas para respirar, como respiração difícil ou acelerada, entre em contato com um veterinário imediatamente.

  3. Observe os filhotes atentamente depois de comerem. Pugs têm tendência a desenvolver fenda palatina, que acontece quando há um buraco no céu da boca. Eles têm uma inclinação de nascer com essa condição. Os sinais que um filhote possui fenda palatina incluem leite saindo do seu nariz depois de comer e não ganhar peso, já que não come propriamente.

  4. Dê papinha de desmame aos filhotes quando estiverem com cerca de três a quatro semanas de vida. Faça a papinha colocando dois copos de comida para filhotes de alta qualidade em um liquidificador com 370 ml de substituto de leite para filhotes e encha o resto do recipiente com água quente. Bata a mistura até que fique com uma consistência macia. Coloque a papinha em uma vasilha larga e chata e deixe os filhotes comerem a quantidade que quiserem três ou quatro vezes ao dia. Não deixe de checar seus focinhos para tirar qualquer resto que tenha ficado grudado ou entrado lá. Permita que ainda se alimentem da mãe e de água fresca o tempo todo.

  5. Leve os filhotes ao veterinário com cerca de oito semanas de vida para receber suas vacinas. Ele também vai dar a medicação para vermes e fazer exames. É claro que você pode levar o filhote ao veterinário antes se estiver preocupado com sua saúde.

Loading...

O que você precisa

  • Comida
  • Água
  • Cama limpa
  • Liquidificador
  • Comida para filhotes de alta qualidade
  • Substituto de leite para filhotes

Referências

Loading ...
Loading ...