×
Loading ...

Como cuidar de gardênias cultivadas dentro de casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Geralmente, as gardênias são cultivadas ao ar livre e são conhecidas por suas flores vistosas e sua fragrância. Você também pode cultivá-las dentro de casa. Independentemente de onde estejam, as gardênias requerem cuidados para sobreviver. Luz, temperatura, água ou umidade inadequadas podem rapidamente fazer com que elas murchem e morram. Embora essas plantas possam ser exigentes, fazer pequenas alterações no ambiente pode muitas vezes salvar uma gardênia doente.

Instruções

As gardênias cultivadas dentro de casa precisam de um local ensolarado (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque sua gardênia no cômodo mais ensolarado da casa ou use luzes artificiais para estimular o crescimento da planta. Certifique-se que as temperaturas diurnas estejam entre 20 a 23 graus Celsius e as temperaturas noturnas em torno de 15,5 graus Celsius.

    Loading...
  2. Coloque uma camada de seixos em uma bandeja. Encha-a com água até ficar um pouco acima das pedrinhas e, em seguida, coloque o vaso da gardênia sobre os seixos. A água que evapora da bandeja aumenta a umidade em torno de gardênia. Adicione água à bandeja todos os dias para substituir a umidade que tiver evaporado.

  3. Regue bem as gardênias, mas deixe que o solo seque parcialmente entre as regas. Não regue até que uns 2 cm ou 3 cm de solo tenham secado. Se a terra for mantida constantemente úmida, as raízes podem morrer e, por conseguinte, a planta morrerá.

  4. Aplique um fertilizante para plantas acidófilas, seguindo as instruções do rótulo do produto acerca da frequência e da quantidade. Use o fertilizante enquanto a gardênia estiver crescendo. Pare de usá-lo quando a planta entrar em dormência durante o outono.

  5. Faça a poda das gardênias quando estiverem em dormência. Remova todas as folhas velhas e mortas com tesouras de jardinagem. Isso incentiva o desabrochar de flores quando a estação de crescimento começar.

Loading...

O que você precisa

  • Seixos
  • Bandejas
  • Regador
  • Fertilizante para plantas acidófilas
  • Tesoura de poda

Referências

Loading ...
Loading ...