Como cuidar de um gato persa de cara chata

Escrito por marie anne haughey | Traduzido por amanda p. domingues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um gato persa de cara chata
Persas de cara chata se beneficiam com uma dieta crua ou especialmente formulada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Gatos persas são apreciados por suas pelagens luxuosas, faces únicas e personalidades gentis. O achatamento de suas faces variam entre os persas. Aqueles com os rostos mais achatados possuem maior risco de desenvolver infecções oculares, sinusite ou dificuldades respiratórias. Independente do grau de achatamento, todos os gatos persas precisam do mesmo cuidado básico.

Outras pessoas estão lendo

Arrumação

O pelo do persa de cara chata exige escovação diária para ficar livre de nós e embaraçamentos. Pentes de dentes médios ou largos e com dentes rotativos são úteis para arrumação diária e para remover emaranhados frouxos. Ferramentas de tirar nós e rasqueadeiras são boas para remover embaraços, no caso de algum se desenvolver. Gatos possuem a pele fina e delicada, então seja gentil durante a escovação.

Muitos donos de gatos persas optam por mantê-los em curtos "cortes de leão," deixando o pelo mais fácil de cuidar. As garras devem ser cortadas regularmente, usando cortadores de unha feitos para gatos. Se optar por cortar você mesmo, no lugar de levar seu gato para um profissional, tenha cuidado para tirar só a ponta da unha, nunca passando de onde a unha se curva, e ficando longe da carne ou da veia.

Alimentação

Gatos persas possuem aparelhos digestivos sensíveis. Por isso, muitos deles são comedores exigentes ou regurgitam a comida depois de comer. Devido a suas faces achatadas e mandíbulas curtas, eles devem ser alimentados com comidas que sejam saborosas e saudáveis para dietas cruas. Comida enlatada é uma outra boa opção, assim como comida seca especialmente formulada para gatos de cara chata ou persas.

Saúde

Assim como a maioria dos gatos de raça pura, os persas de cara chata são inclinados a ter uma variedade de problemas de saúde, como doença renal policística, úlceras oculares e problemas no coração. Eles também são inclinados a problemas na junta, principalmente deslocamentos da patela e artrite precoce. Devido a sua estrutura facial, os persas, muitas vezes, têm olhos lacrimejantes e possuem risco de infecções oculares e sinusite, assim como dificuldades respiratórias, as quais ocasionalmente precisam de cirurgia a laser para alargar a narina.

Para ajudar a evitar infecções oculares e sinusite, limpe em volta dos olhos com uma toalha de papel limpa, ou um pano umedecido com água quente, uma ou duas vezes por dia. Marque visitas de rotina ao veterinário para identificar e tratar problemas de saúde antecipadamente.

Cuidados em casa

Gatos persas de cara chata se dão melhor quando mantidos dentro de casa. Seus pelos compridos fazem pouco para protegê-los do calor ou frio, e são facilmente embaraçados no lado de fora. Eles podem ser treinados para usar caixas de areia e arranhadores. Seu temperamento descontraído os tornam bem adequados para qualquer família.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível