Mais
×

Como cuidar de um hamster que deu cria recentemente

O período gestacional de um hamster geralmente dura de 18 a 30 dias. Após esse período, a mãe dará a luz a uma ninhada de mais de 26 filhotes, dependendo da espécie do hamster. Após todo esforço do parto, é essencial que a mãe seja muito bem cuidada, para que possa tomar conta dos filhotes.

Instruções

O parto de um hamster dura mais de 2 horas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Ofereça alimentos de alto teor proteico para a mãe, tais como sementes de girassol, pedaços de ovo cozido e ração para hamster, enriquecida com proteína. O parto deixa a mãe exausta e ela precisa estar bem alimentada para cuidar dos filhotes.

  2. Certifique-se de que a mãe tenha livre acesso ao recipiente com água, que deverá estar sempre fresca.

  3. Retire todos machos da gaiola, inclusive o pai, logo após o nascimento; a fêmea pode ficar grávida assim que os filhotes nasçam. O pai pode rejeitar os bebês, causado estresse na gaiola.

  4. Coloque a gaiola em um local calmo e quieto da casa, evitando que qualquer barulho alto possa estressar a mãe. Qualquer tensão pode fazer com que ela coma os próprios filhotes.

  5. Evite pegar a mãe e os filhotes por pelo menos 3 semanas, pois qualquer contato pode levá-la a rejeitar ou mesmo comê-los.

  6. Só limpe a gaiola se for necessário nas primeiras 3 semanas. Não tente retirar a mãe e os bebês para limpar melhor. Ao invés disso, passe um pano úmido nas áreas não usadas pela nova família.

  7. Quando os bebês tiverem 4 semanas de idade, retire-os do cuidado da mãe. Neste período os hamsters atingem a maturidade sexual e se forem deixados juntos poderão acasalar.

O que você precisa

  • Alimentos ricos em proteínas
  • Pano úmido
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article