×
Loading ...

Como cuidar de iris em vasos de jardinagem

Se você está procurando uma planta de baixa manutenção, com flores grandes e coloridas, uma opção são as populares iris. São plantas que exigem cuidados simples para crescerem com sucesso, ideais até mesmo para o mais novato jardineiro e existem em muitas variedades e tamanhos. Você pode plantar tanto as variedades anãs, de 20 cm de altura, quanto os tipos tradicionais e cultivá-las com sucesso em vasos que podem ser colocados em quintais e varandas. Semeie os rizomas das iris no final do verão e no início do outono para que estejam prontas para florescer na primavera ou no início do próximo verão.

Instruções

As iris são conhecidas por suas cores brilhantes e pétalas caídas (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um vaso de 20 cm para uma variedade anã de iris ou um vaso de 30 cm para as variedades mais altas, que tenha fácil drenagem para evitar o apodrecimento do rizoma.

    Loading...
  2. Encha o vaso com um solo de boa drenagem ou faça o seu próprio misturando 45% de casca de pinheiro, 35% de turfa e 20% de pedra-pomes. Encha até 2,5 centímetro da borda do recipiente.

  3. Plante um rizoma por vaso. Coloque-o no centro do recipiente com as raízes cobertas pelo solo. Deixe a superfície do rizoma exposta.

  4. Regue quando os 5 centímetros superiores do solo estiverem secos. Verifique regularmente o solo com os dedos.

  5. Mantenha o vaso em uma área aberta durante os meses de inverno e leve para dentro de casa quando os botões aparecem no pedúnculo durante a primavera, se desejar.

  6. Divida o rizoma a cada dois ou três anos, dois meses após florescer para evitar que as plantas se amontoem. Desenterre os rizomas e separe-os. Replante o que tiver um aspecto mais saudável no vaso. Descarte, doe ou plante os outros rizomas em novos recipientes.

Loading...

Dicas

  • Fertilize com farinha de osso no início da primavera e após a floração para promover um cultivo saudável.

Aviso

  • Evite o excesso de rega. Pouca água é preferível ao excesso.

O que você precisa

  • Vaso
  • Casca de pinheiro
  • Turfa
  • Pedra-pomes
  • Rizomas de lírios

Referências

Loading ...
Loading ...