Como cuidar de um jacinto d' água (aguapé)

Escrito por contributing writer | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um jacinto d' água (aguapé)
Como cuidar de um aguapé ou jacinto d' água (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

O jacinto d' água (aguapé) é uma das plantas aquáticas mais fáceis de cuidar. Ele se desenvolve em qualquer curso de água e resiste até aos 4º C. Na verdade, ele é tão indestrutível que é classificado como erva daninha nociva em muitos estados do sul dos Estados Unidos, e é ilegal importá-lo ou exportá-lo desses estados. Os jacintos d' água se reproduzem rapidamente a partir de semente e da brotação lateral. Um só jacinto plantado pode transformar-se em várias centenas de plantas. Consulte o escritório de extensão local da sua região para saber se esta planta está certificada.

Outras pessoas estão lendo

Cuidados a ter com o jacinto d' água

O jacinto d' água é uma planta "de perfil baixo". Ela flutua sobre a superfície da água e tanto as folhas como as flores têm, apenas 35 a 50 centímetros de altura. Seus pecíolos cheios de cavidades de ar fazem com que as folhas côncavas flutuem (elas se parecem com travesseiros verdes inchados). Antes de adicionar novos jacintos d' água ao seu lago, remova todas as folhas murchas ou quebradas e corte as raízes até 5 centímetros de comprimento. Se você fizer isso acabará por estimular um novo crescimento. As raízes do jacinto d' água não precisam estar em contato com o fundo do lago para a planta florescer. Elas flutuam na água debaixo da planta, fornecendo abrigo para os peixes pequenos e grandes ou para os ovos de insetos. Em águas rasas, os jacintos prendem a raiz na terra do lago. Na verdade, eles proliferam mais rápido e ficam maiores quando isso acontece. As raízes mais velhas são negras com filamentos peludos e as mais novas brancas e lisas. Quando você cortar as raízes, retire primeiro as mais velhas.

Jacintos de água em seu lago

Jacintos d' água (aguapé) formam tapetes densos na superfície dos lagos, fornecendo abrigo e alimento para peixes e insetos. Deixe que seus jacintos de água se espalhem até cobrirem um terço da superfície do lago. Esta cobertura fornece o habitat ideal para peixes e plantas em quantidade suficiente, mantendo a água limpa de resíduos de peixes e algas. Se você tiver muitos jacintos d' água em seu lago acabará por eliminar outras plantas desejáveis, pois elas não serão capazes de competir com os jacintos. Se seu lago for invadido por jacintos d' água, use um escumador para remover as plantas em excesso. Espalhe as plantas que removeu em um local ensolarado e deixe secar. Agora secas, elas serão adubo. Isso garantirá que elas não serão levadas para os cursos de águas nativas. Remova sempre as plantas mortas, pois a sua decomposição pode se tornar viscosa e fazer uma bagunça em sua lagoa e filtros. Jacintos d'água formam inchaços com plantas novas que são produzidas nas extremidades dos pecíolos ou dos estolões. Se o inchaço do jacinto se tornar muito grande, separe as plantas novas das matrizes, cortando os pecíolos entre as plantas. Faça os cortes onde a planta tem novas raízes. Jacintos d' água melhoram a clareza e a qualidade da água na estação de crescimento, limitando a proliferação das algas e removendo o excesso de matéria orgânica na água, incluindo os resíduos de peixe, o nitrogênio e os metais pesados. Não use assassino de algas ou produtos químicos que removam os metais pesados ​​da água do lago, pois estes irão matar as plantas. Adicione os jacintos e as algas começarão a morrer pois ficarão privadas de luz solar e nutrientes. Se o seu lago é coberto por algas, use um assassino de algas adequado, espere, no mínimo, quatro semanas e, em seguida, adicione os jacintos d' água. Se as folhas da planta começarem a amarelar no meio do verão, use um fertilizante de peixe-cofre a cada duas semanas até ver um novo crescimento e as folhas amareladas começarem a ficar verdes.

Cuidados a ter no inverno

O jacinto d' água não sobreviverá ao frio do inverno em regiões onde a temperatura cai, regularmente, abaixo de zero. Porém, você pode ter jacintos em aquários no inverno. Você pode adicionar algumas plantas em um aquário ou instalar um especificamente para os jacintos. Serve qualquer tamanho de aquário desde que mantenha, no mínimo, 15 centímetros de água, sendo melhor deixar os níveis de água entre os 15 e 45 centímetros. Adicione vários centímetros de terra retirados do lago ao fundo do aquário, e use um dispositivo de limpeza com uma luz fluorescente. O jacinto d' água deve estar exposto, no minimo, a seis horas de luz solar por dia, embora seja melhor estar entre doze e catorze horas. Na primavera, após o período de inverno ter passado, coloque, novamente, os jacintos dentro do lago.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível