Mais
×

Como cuidar de um lagarto pogona

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O lagarto pogona um excelente animal de estimação para aqueles que desejam um réptil. Embora sua aparência seja semelhante a das iguanas, eles tendem a ser mais dóceis do que elas e muito menos exigentes. Embora esses répteis estejam no lado resistente das espécies de répteis, os seus cuidados às vezes podem confundir os novos proprietários.

Instruções

  1. Mantenha os lagartos em recintos separados, a menos que eles estejam juntos desde o nascimento. O lagarto pogona não é agressivo para com os humanos, mas ele atacará outros lagartos e anfíbios, incluindo répteis menores da mesma espécie, lagartixas e sapos. Geralmente, você não quer abrigar jovens machos e fêmeas juntos, porque a reprodução demasiadamente precoce pode causar problemas de saúde para o lagarto fêmea. Os lagartos fêmeas devem ter pelo menos 18 meses de idade antes de produzir. Os machos mais velhos podem ser territoriais, por isso é aconselhável manter apenas um macho em um cercado. A criação de um macho e duas a três fêmeas em um cercado é aceitável.

  2. Determine o sexo do seu lagarto. Esta etapa é necessária se você estiver considerando a adição de um outro lagarto ao cercado, tentando criar lagartos ou se for apenas curioso. A determinação do gênero dos lagartos dessa espécie pode ser complicada, especialmente se eles forem jovens. Os machos geralmente têm uma cabeça maior, uma base da cauda mais larga e protuberâncias hemipenais. Você pode verificar as protuberâncias delicadamente levantando a cauda. Duas protuberâncias devem ser perceptíveis por trás da ventilação em um macho. Esteja ciente de que as protuberâncias não aparecerão em um macho juvenil subdesenvolvido.

  3. Observe se o seu lagarto apresenta algum comportamento estranho. É normal que a barba dos lagartos dessa espécie apresentem uma coloração roxa ou preta quando eles estiverem excitados. Os lagartos machos sacodem suas cabeças para as fêmeas. Isso pode parecer agressivo, mas é completamente normal. Eles muitas vezes estendem-se ao sol no ponto mais quente de sua gaiola com suas bocas abertas. Isso é chamado de ventilação e não é um sinal de sofrimento. Os lagartos saudáveis ​​são ativos. Se o seu lagarto pogona parece letárgico, mais do que uma espreguiçadeira, marque uma consulta com um veterinário.

  4. Adicione um suplemento vitamínico e mineral para o alimento do seu lagarto. Uma dieta bem balanceada é vital para um lagarto saudável e ao adicionar um suplemento, você pode ter a certeza que o animal está recebendo todos os nutrientes necessários. Este suplemento não deve ser utilizado como um substituto para presas vivas.

  5. Mantenha em quarentena quaisquer novos lagartos da espécie, antes de permitir que eles interajam com os outros. A maioria das doenças de répteis são extremamente contagiosas e você precisa se ​​certificar que seu membro mais novo é saudável antes de expô-lo a outros lagartos. Se, depois de uma semana, o seu novo animal estiver saudável e próspero, apresente-o ao cercado mantendo as informações da Etapa 1 em mente.

Dicas

  • Alimente o seu lagarto com uma mistura de legumes, verduras e insetos, incluindo super-vermes e grilos. Alguns lagartos adultos são capazes de comer pequenos ratos.
  • Os lagartos têm dificuldade em ver a água parada. Use um bebedouro especialmente projetado para que seus répteis possam ver e ouvir a água corrente. Em climas secos, refresque seus animais uma vez por dia.
  • Você tem uma variedade de opções para o substrato do seu cercado. Alguns donos de lagartos preferem usar jogos de areia infantis, mas esteja ciente de que a areia pode causar problemas intestinais. Forneça troncos para que o seu lagarto possa se esconder.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article