×
Loading ...

Como cuidar de panelas de cerâmica

Uma frigideira de cerâmica é uma adição legal para uma cozinha. Iniciante ou profissional nas artes gastronômicas, a frigideira de cerâmica oferece usos únicos nesse ramo. Ela distribui o calor igualmente na superfície da frigideira, e também mantém esse calor com eficiência. A superfície que não gruda lhe permite cozinhar qualquer tipo de comida sem se preocupar com o grude depois. Cuida da sua frigideira de cerâmica apropriadamente para garantir que ela tenha muitos anos de uso.

Instruções

As panelas de cerâmica tem suas vantagens e desvantagens (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Use somente talheres de madeira, silicone, plástico ou náilon em panelas de cerâmica. Os talheres de metal podem arranhar e deixa marcas nas panelas.

    Loading...
  2. Armazene a frigideira de cerâmica separadamente dos outros utensílios de cozinha, especialmente as outras panelas de cerâmica. Não empilhe panelas sobre a sua frigideira de cerâmica. O contato direto de duas peças de cerâmica pode causar dano para sua frigideira. Outros tipos de panelas empilhadas podem causar arranhões na frigideira.

  3. Lave a frigideira em água morna antes do primeiro uso. Seque-a bem com a toalha e prepare a frigideira ao esfregar um papel toalha molhada em óleo de cozinha. Passe um papel toalha seco para remover quaisquer excessos de óleos.

  4. Sempre coloque uma pequena quantidade de óleo na frigideira antes de cozinhar. A não ser que a comida já seja muito gordurosa, este modo não é necessário, pois a gordura do alimento já servirá de camada entre o alimento e a cerâmica. A aplicação de óleo evita a queima do alimento.

  5. Cozinhe com fogo baixo ou médio em sua frigideira. As panelas de cerâmica aquecem de modo igual e retém bastante calor, assim sendo não é necessário fogo alto, médio ou baixo é suficiente. Usar fogo alto com sua panela de cerâmica faz com que a comida grude na panela, o que pode descolorir ou danificar a superfície.

  6. Enxágue a frigideira em água morna logo após seu uso, para remover excesso de comida e gordura. Evite que ela fique sobre o fogão quente, isso pode danificar a panela. Nunca coloque a frigideira em bocas de fogões elétricos, pois isso pode arruinar a peça.

  7. Limpe a sua frigideira de cerâmica com água morna e uma esponja macia. O sabão não é necessário, a não ser em casos de manchas persistentes. Deixe a panela de molho em água quente por 30 minutos antes de lavar se tiver alimento encrustado na panela. Não utilize produtos abrasivos nas panelas de cerâmica. Enxágue e seque bem a frigideira antes de armazenar.

Loading...

O que você precisa

  • Utensílios de cozinha
  • Papel toalha
  • Óleo de cozinha
  • Esponja macia
  • Panos de prato

Referências

Loading ...
Loading ...