on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cuidar de uma planta de calateia?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A calateia (Calathea roseopicta) é uma belíssima planta com folhagem verde escura que tem um design diferenciado na parte superior com um marrom escuro na parte inferior. É uma planta tropical que ama calor e umidade e só cresce ao ar livre em climas quentes e úmidos, sendo muito frequentemente cultivada em interiores.

Instruções

Calateia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a calateia sob luz solar baixa e filtrada. Evite luz solar direta e janelas quentes, que podem danificar as folhas.

    Loading...
  2. Crie uma bandeja úmida para as plantas que se dão melhor com altos índices de umidade. Coloque uma camada de pedrinhas ou seixos em uma bandeja e adicione um pouco de água. Coloque o vaso da planta nos seixos, mas não deixe a água tocar a parte debaixo do vaso.

  3. Regue a calateia quando o topo do solo parecer seco ao toque, mas o solo mais profundo ainda estiver úmido. Regue a planta com água em temperatura ambiente. Deixe a água escorrer completamente e nunca deixe o vaso debaixo da água.

  4. Mantenha a calateia longe de locais frios, correntes de ar, ar-condicionado ou respiradouros.

  5. Replante a calateia em um vaso maior quando as raízes tiverem chegado ao limite do vaso, o que pode ser identificado por um crescimento abaixo do normal ou quando o solo estiver muito compactado, não permitindo a aborção de água. Mova a planta para um vaso apenas um tamanho maior cheio com mistura de envasamento. Certifique-se que o vaso tenha ao menos um buraco de drenagem.

Loading...

O que você precisa

  • Pedrinhas ou seixos
  • Bandeja
  • Vaso para replantio
  • Mistura comercial de envasamento

Referências

Loading ...
Loading ...