Mais
×

Como cuidar de plumérias dentro de casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A árvore tropical pluméria, também chamada frangipani, produz flores perfumadas de diferentes cores e formas. A espécie "Plumeria rubra" tem flores rosas ou vermelhas, enquanto a "Plumeria alba" tem brancas e a "Plumeria obtusa" possui flores brancas de centro amarelo, sendo que algumas espécies possuem florações variadas. As pétalas espessas resistem bem, o que as torna populares nos colares havaianos. Essa árvore nativa de climas quentes é sensível ao frio, embora possa ser cultivada dentro de casa em parte do ano.

Instruções

A "Plumeria rubra" produz flores rosas ou vermelhas (frangipanier image by Tadzio from Fotolia.com)
  1. Plante a pluméria em um vaso grande (35 a 40 cm de diâmetro) não muito colorido ou um vaso de cerâmica com orifícios para drenagem. As cores mais claras refletem o calor e evitam a queima da raiz da planta. Encha o vaso com terra de envasamento leve e macia. Plante a árvore na mesma profundidade que ela estava no recipiente antigo.

  2. Coloque-a onde receba diretamente de seis a oito horas de sol na primavera e outono. No verão, caso as temperaturas fiquem acima de 37 ºC, transporte a planta para um local sombreado. No inverno, coloque-a próxima de uma janela voltada para o norte, onde receberá o máximo possível de sol.

  3. Regue a pluméria na primavera e outono a cada duas a três semanas. Encharque o solo até que comece a vazar água pelo fundo do vaso. Regue uma vez por semana, durante o verão. Quando ela perder as folhas e ficar dormente no verão, umedeça ligeiramente o solo uma vez por mês.

  4. Durante a época de crescimento, aplique uma vez por mês um fertilizante NPK rico em fósforo e potássio. Uma opção é a solução de uma colher de chá do fertilizante solúvel em água 10-52-10 para cada quatro litros.

  5. Pode a árvore no início da primavera para dar forma e incentivar uma estrutura de galhos fortes. Com uma tesoura de poda, corte os galhos em ângulos de 45 graus a 1,2 cm acima de alguma cicatriz de folha (marcas no galho onde uma folha nasceu).

Dicas

  • Os fertilizantes NPK possuem uma combinação de nitrogênio, fósforo e potássio em quantidades que variam.

Aviso

  • As folhas da pluméria amarelam e caem no inverno, e a planta entra em dormência. Isso é normal, e a planta produzirá novas folhas quando o tempo quente voltar. Não fertilize a planta nesse período.

O que você precisa

  • Vaso grande e não muito colorido
  • Terra de envasamento leve
  • Fertilizante rico em fósforo e potássio
  • Tesoura de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article