Cuidar e podar uma samambaia-de-boston

Escrito por kyle lanning | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidar e podar uma samambaia-de-boston
Samambaia (fern image by Alistair Dick from Fotolia.com)

A samambaia-de-Boston (Nephrolepis exala) tem sido uma planta doméstica desde o período vitoriano. Uma das caraterísticas que faz com que ela seja tão atrativa é por ser fácil de cuidar. Além disso, ela pode se propagar através de divisão, o que permite aos seus proprietários desfrutar ainda mais de sua folhagem com tonalidades e formas surpreendentes.

Outras pessoas estão lendo

Umidade

Uma das primeiras coisas que você aprende quando compra uma samambaia é que ela não se desenvolve bem em locais de calor seco, e a samambaia-de-Boston não é exceção. Ela prefere um cômodo com nível de umidade médio que tenha cerca de 15 ºC. É preciso mencionar mais uma vez que as samambaias-de-Boston propagam-se em áreas úmidas, por isso, se você suspeitar que o ar dentro do cômodo está seco, borrife a planta com uma neblina semanal usando uma garrafa pulverizadora e certifique-se que a área tem uma boa circulação de ar.

Água e luminosidade

As samambaias-de-Boston preferem uma mistura de sol e sombra. Para obter um padrão de crescimento saudável e denso, coloque a planta em um lugar onde fique exposta diariamente à luz solar direta. Evite colocá-la em janelas viradas para sul, pois elas ficaram sujeitas a muito sol, o que poderá danificar a planta. Deixe sempre que a planta fique seca antes de regá-la.

Fertilização

Os horticultores tendem a discordar quando se fala do melhor fertilizante para aplicar na samambaia. No geral, um fertilizante para propósitos múltiplos 10-10-10 é o mais adequado. Porém, você também poderá usar um fertilizante 30-10-10 ou outro que seja ajustado para sua planta. É preferível adubar a samambaia-de-Boston a cada quarta ou quinta rega.

Poda

A poda não é um processo requerido para as samambaias-de-Boston, mas poderá ser útil se você quiser remover folhagens mortas ou controlar a altura da planta. Se verificar uma folhagem amarelada ou de cor marrom, pode podá-la em qualquer momento próximo da sua base. Essa poda ajuda a planta a utilizar sua energia para o nascimento de novas folhagens que melhorarão sua saúde. Se você quer controlar a altura da samambaia-de-Boston, belisque ou corte levemente as folhagens maiores e verá resultados com o passar do tempo. Se tiver uma poda intensa para fazer, é melhor espaçá-la ao longo da semana para que a planta não estressá-la.

Pragas domésticas comuns

A samambaia-de-Boston pode ser suscetível a pragas domésticas comuns, como cochonilhas, insetos, escamas e ácaro-aranha. Essas doenças propagam-se, muitas vezes de e para outras plantas, por isso, se você notar qualquer problema com ela, deve colocá-la afastada de outras plantas, após tê-las checado também. A maioria dos insetos domésticos pode ser controlada usando um spray inseticida composto por sabão ou óleo de hortícola. Contate seu centro de jardinagem local para obter conselhos sobre o produto correto que poderá usar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível