Saúde

Como cuidar dos pontos dissolvíveis após a castração de cães e gatos

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por claudio silva
Como cuidar dos pontos dissolvíveis após a castração de cães e gatos

Ao lamberem excessivamente a linha dos pontos com sua língua áspera, os gatos podem causar danos à sutura

cat lick image by Allyson Ricketts from Fotolia.com

Se sua cadela ou gata foram castradas recentemente, o veterinário pode ter usado suturas absorvíveis para fechar a incisão. Elas são colocadas sob a pele e não necessitam ser removidas porque, com o tempo, irão decompor-se por si só. Muitos veterinários utilizam a sutura absorvível ao invés da sutura convencional, pois ela diminui as chances do animal sentir-se incomodado com a linha dos pontos e tentar arrancá-la sozinhos. Embora existam muitas vantagens no uso destes pontos, eles requerem alguns cuidados.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Colar elizabetano

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Evite que o animal molhe a área da incisão por duas semanas após a cirurgia — não deixe ele nadar e não lhe dê banho. Muito embora as suturas sejam internas, é importante mantê-las secas para auxiliar sua cicatrização. Use uma esponja para limpá-lo se ele se sujar, contudo, tome cuidado para não molhar a região da cirurgia.

  2. 2

    Coloque um colar elizabetano no animal — eles evitam que o bicho acesse sua barriga — se não conseguir impedi-lo de se lamber. Apesar de diminuírem as chances de eles mexerem na incisão, os pontos dissolvíveis nem sempre os impede de fazê-lo. Os animais são criaturas curiosas e sempre notam quando ocorrem mudanças em seu corpo. Eles podem lamber a área por acharem que isso ajudará na cicatrização, porque ela coça ou está diferente. Retire o colar na hora da alimentação. Após 10 a 14 dias da castração não será mais necessário utilizá-lo.

  3. 3

    Verifique a sutura todos os dias para saber se está cicatrizando normalmente. Os sinais de infecção incluem um inchaço significante, vermelhidão, secreção e sangramento. É normal que a linha da incisão apresente um leve inchaço logo após a cirurgia, mas se ele for grande e estiver inflamado, o animal pode estar com uma infecção e deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível.

Dicas & Advertências

  • Não deixe o animal deitar em nenhuma superfície molhada, inclusive na grama, por pelo menos duas semanas após a castração.
  • Os colares elizabetanos estão disponíveis nas clínicas veterinárias ou em lojas de produtos para animais.
  • Se a cadela ou a gata apresentarem mudanças acentuadas de comportamento após a castração, leve-as ao veterinário imediatamente. Alguns indícios de problemas são letargia, anorexia, incapacidade de urinar ou defecar e prostração.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media