Mais
×

Como cuidar de porquinhos recém-nascidos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cuidar de um porquinho recém-nascido é bem parecido com cuidar de um bebê humano em relação a preparar o leite e o cereal. Esterilize todos os utensílios e mantenha o porquinho aquecido. Uma diferença essencial entre os porquinhos e os bebês humanos é que os primeiros podem se sujar. Na realidade, eles precisam de terra. Ofereça calor, leite, terra e amor e o porquinho terá maiores chances de sobreviver.

Instruções

Porquinhos obterão ferro da terra, à medida que chafurdam nela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o porquinho recém-nascido no cercado ou gaiola para transporte de animais domésticos. Forre os lados com os cobertores dobrados a fim de evitar correntes de ar.

  2. Coloque uma almofada aquecida no cercado. Os bebês devem ser mantidos bem aquecidos, já que seus corpos não conseguem produzir calor suficiente nas duas primeiras semanas de vida. A temperatura sugerida deve ser de 32°C. Você também pode pendurar algumas lâmpadas de aquecimento sobre o cercado, em uma área em que elas não caiam acidentalmente sobre o bebê porquinho.

  3. Coloque leite de cabra ou o substituto do leite de leitoa em um pratinho ou cinzeiro novo esterilizado. Segure o prato em uma das mãos e o porquinho em outra. Mergulhe o focinho dele no leite. Nas primeiras vezes, ele vai cuspir, mas eventualmente, aprenderá a como se alimentar da maneira correta. Algumas pessoas alimentam os bebês porquinho com uma mamadeira, o que é bom, mas de toda forma ele terá que ser ensinado a não se alimentar com uma mamadeira mais tarde, então é mais fácil eliminar esse passo no início.

  4. Adicione cereal para bebês ao leite quando o porquinho tiver 3 dias de idade. Comece com uma consistência líquida, e gradualmente adicione mais cereal até que a consistência se torne mais espessa. Quando o porquinho tiver 2 semanas, o cereal deve ser como uma pasta grossa.

  5. Alimente o bebê porquinho a cada duas horas ao longo do dia e da noite. Assim que ele tiver 1 semana de idade, alimente-o a cada três a quatro horas, e interrompa a alimentação noturna.

  6. Ofereça uma assadeira plana cheia de terra limpa para o bebê porquinho caminhar e chafurdar. Terra com tufos de grama são ainda melhores, pois eles vão gostar de mexer com as plantas.

Dicas

  • Leve o porquinho ao veterinário se ele começar a mostrar sintomas de diarreia.

O que você precisa

  • Cercado
  • Cobertores
  • Almofada aquecida
  • Pequeno prato ou cinzeiro
  • Leite de cabra ou substituto do leite de leitoa
  • Assadeira de biscoitos
  • Terra limpa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article