Mais
×

Como cuidar de um rouxinol recém-nascido órfão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os ovos dos rouxinóis chocam durante a primavera, e muitas pessoas encontram os filhotes nesta época e acreditam que estão abandonados. Criar rouxinóis recém-nascidos é uma tarefa cansativa que exige cuidados constantes e de qualidade, e não é algo que um novato consiga fazer. Porém, lidar com um filhote de pássaro adequadamente nas primeiras horas pode te ajudar a encontrar alguém qualificado que possa ajudar o animal apropriadamente.

Instruções

É incomum para um rouxinol abandonar seus filhotes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Instruções

  1. Certifique-se de que o filhote não está perdido. As pessoas costumam encontrar rouxinóis e acreditam que eles foram abandonados. Porém, é extraordinariamente incomum para os pais abandonarem seus filhotes. Afaste-se dele, mas fique atento caso algum predador apareça. Espere por meia hora para dar tempo até os pais recuperarem o filhote. Se eles não o fizerem neste período, talvez ele tenha sido abandonado.

  2. Procure pelo ninho do bebê. Os filhotes de aves ocasionalmente caem dos ninhos, então, se você vir um ninho próximo, coloque o filhote de volta dentro dele e repita o primeiro passo. É um mito que os pássaros não retornam para os bebês que tenham sido cuidados por humanos. Se os pais não voltarem para recuperar pássaro, você precisa ajudá-lo.

  3. Pegue o filhote gentilmente, com as mãos em concha. Certifique-se de não apertar as asas ou puxar as penas. Filhotes órgãos podem estar machucados, então evite acariciá-lo ou colocá-lo em uma posição que o force a se mover.

  4. Coloque a ave em um recipiente com camas no fundo. Um pano ou toalhas de papel serão suficientes para esse propósito. Mantenha o filhote aquecido. Não há necessidade de usar uma almofada de aquecimento; ao invés disso, apenas segurar a caixa pode ser suficiente para manter o pássaro seguro até você conseguir ajuda.

  5. Entre em contato com um reabilitador de vida silvestre treinado. Embora possa ser tentador cuidar de um filhote de ave por conta própria, provavelmente ele vai morrer. As aves precisam ser alimentadas várias vezes por hora e podem engasgar até a morte se alimentadas incorretamente. Suas dietas são altamente especializadas e elas vão precisar de ajuda para aprender a viver na natureza como os adultos.

Dicas

  • Os filhotes de aves podem deixar os ninhos dos pais antes de serem capazes de voar. Se o filhote tiver todas as penas, provavelmente não foi abandonado. Essas aves podem simplesmente ter deixado o ninho dos pais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article