on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cuidar de sangue embaixo das unhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quem nunca bateu o dedão do pé, fechou a porta com os dedos nela ou martelou algum dedo? Estes eventos podem levar a um hematoma subungueal, que é um termo médico para sangue embaixo das unhas. Esta condição pode ser extremamente dolorosa e pode requerer tratamento médico. Por outro lado, muitos casos podem ser tratados adequadamente em casa.

Instruções

Sangue preso nas unhas pode ser tratado em casa, mas existem casos médicos. (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images)

    Cuidados gerais em casa

  1. Aplique o tratamento "D.G.C.E." o mais rápido possível após o ferimento. Isso é descanso, gelo, compressão leve e elevação. Você pode enrolar a região com uma toalha com gelo ou com um saco de legumes congelados. Não coloque gelo diretamente sobre a pele. Descanse em um lugar reclinado ou na cama, com a região afetada sobre alguns travesseiros.

    Loading...
  2. Tome 200 mg de ibuprofeno a cada quatro horas para a dor e inflamação. A combinação de remédios e gelo deve reduzir a dor substancialmente. Consulte um médico se a dor persistir após seguir essas instruções.

  3. Corte a unha cuidadosamente se ela estiver quebrada. Cubra a unha com gaze ou faixa cirúrgica, se qualquer parte do substrato estiver exposta. Observe a unha diariamente e procure por mudanças que podem necessitar de ajuda médica. Seja paciente, visto que o sangue embaixo das unhas pode demorar meses para sumir.

    Drenando o sangue

  1. Prepare-se para drenar o sangue você mesmo. Só faça isso se você não possuir diabetes ou alguma imunodepressão. Considere a drenagem se outros tratamentos caseiros não diminuírem a dor. Pegue um clipe de papel, uma fonte de fogo, panos brancos limpos e creme antibacteriano.

  2. Endireite o clipe de papel e mergulhe-o em água fervente por dois minutos.

  3. Coloque a ponta do clipe no fogo, até que fique extremamente quente. Coloque a ponta quente no centro da unha, permitindo que ela derreta um pedaço da unha. Isso deve ser indolor, contanto que você não aperte o clipe com tanta força que acabe batendo na pele de baixo. Aguarde um pouco e reaqueça o clipe, se precisar perfurar uma unha mais grossa.

  4. Deixe o fluído sair da unha. Lave a unha com água morna e sabão e aplique o creme antibiótico. Para remover completamente o sangue da unha, pode ser necessário repetir este processo depois de alguns dias.

Loading...

Dicas

  • Embora você não possa sempre prevenir acidentes com as suas unhas, você pode cuidar delas, deixando-as cortadas e usando sapatos protetores.
  • Continue com o tratamento feito por seu médico depois do tratamento do hematoma subungueal. Isso pode envolver imobilização da unha machucada, aplicação de pomadas antimicrobianas e comparecer em retornos médicos.

Aviso

  • Esteja atento que, se a dor persistir, pode haver a presença de uma fratura ou algum outro machucado. Um médico deve ser consultado. Sempre procure um médico se a quantidade de sangue for maior do que 25% da área da unha.
  • Procure um serviço de emergências, se sua unha ficar totalmente roxa ou preta.
  • Procure ajuda médica se você acredita que o dano foi maior, ou se ela estiver infeccionada.

O que você precisa

  • Gelo
  • Ibuprofeno
  • Clipe de papel
  • Isqueiro ou fonte de fogo
  • Creme antibiótico
Loading ...
Loading ...