Mais
×

Como cuidar de um Shar-pei chinês

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Esta raça de cão é inteligente, brincalhona e possui uma personalidade teimosa e obstinada. Estes cães são dominantes e vão tentar correr pela sua casa se você permitir. Um treinamento que inicie cedo é essencial para estabelecer sua posição dominante como dono.

Instruções

Shar-Pei chinês (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Aplique a vacina no seu Shar-Pei chinês assim que adquiri-lo, e dê vacinas para reforçar a saúde dele de acordo com a carteira de vacinação que seu veterinário recomendar, para manter a imunidade de seu cão contra doenças. Consulte seu veterinário sobre produtos para controle de pulgas, tratamento preventivo contra vermes que migram para o coração do cão e contra vermes em geral.

  2. Alimente seu Shar-Pei chinês com comida de altíssima qualidade. O primeiro ingrediente deve ser a carne. A proteína bruta deve ser de 22 a 26% e a gordura bruta não menos que 20%. E, o conteúdo de fibra (alimentício) deve ser de 4% ou menos.

  3. Socialize seu Shar-Pei chinês enquanto ele for jovem para ficar com crianças e outros animais. Eles são muito brincalhões com crianças, mas podem ser agressivos com outros cães.

  4. Evite utilizar uma voz rígida e forte quando estiver treinando seu Shar-pei chinês. Esta raça obedece muito melhor ao seu pedido com palavras gentis e respondem bem a um treinamento reforçado positivo (isto é, com a utilização de agrados especiais para cães como por exemplo: pacotes com bifes, ossinhos e outras coisas do gênero). Entretanto, é importante ser firme quando estiver trabalhando com seu Shar-Pei chinês.

  5. Exercite seu Shar-Pei chinês diariamente, tendo a certeza de mantê-lo em sua coleira e guia todas as vezes que o fizer, a fim de evitar conflitos com outros cães. Considere levar seu Shar-Pei para o jardim de treinamento de cães nas suas primeiras dez semanas de idade.

  6. Mantenha em mente que seu Shar-Pei chinês é extremamente sensível ao calor e deve ter muita sombra e água enquanto se exercita no clima quente.

  7. Escove o pelo de seu cão com uma escova de cerdas ao menos uma vez por semana (ele pode precisar ser escovado várias vezes ao dia quando estiver derrubando muito pelo).

  8. Banhe seu cão sempre que necessário. Seja cuidado para não usar shampoo muito frenquentemente (não mais do que uma vez a cada duas semanas), pois o Shar-Pei chinês é suscetível a ter pele seca.

  9. Cheque as unhas de seu Shar-Pei frequentemente e apare-as a cada duas ou quatro semanas. É melhor dar início a esse procedimento quando o Shar-Pei ainda é filhote. Cheque e limpe as orelhas de seu cão de vez em quando com um cotonete de algodão.

  10. Perceba que os Shar-Peis chineses são aptos a certas condições de saúde, como entrópio, febre familiar do Shar-Pei, problemas de ouvido e alergias. Alguns Shar-peis que possuem a febre familiar podem apresentar síndrome do tornozelo inchado durante episódios com febre, e alguns podem apresentar falência dos rins durante a amiloidose.

  11. A expectativa de vida do Shar-Pei é de dez anos aproximadamente, desde que esteja saudável.

Dicas

  • Esta raça é suscetível a desenvolver micoses cutâneas, acumulação de bolhas e mucina sob a pele. Isto é normal para esta raça e ao mesmo tempo precisa de cuidado, associado com qualquer problema particular. Esta raça possui um pavor de água e vai evitar este contato sempre que possível. Os Shar-Peis perdem suas rugas com a idade.

Aviso

  • O Shar-pei chinês tende a roncar. Estes cães vão babar-se após comer.

O que você precisa

  • Cortador elétrico para cães
  • Bolas de brinquedo para cães
  • Cama para cães
  • Ossos para cães
  • Escovas de cerdas para cães
  • Coleiras para cães
  • Condicionador para cães
  • Porta prato para cães
  • Pratos para cães
  • Medicação contra pulgas e carrapatos para cães
  • Spray perfumado para cães
  • Guia e coleira para cães
  • Shampoo para cães
  • Comida de alta qualidade para cães
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article