Como cuidar de tecidos sintéticos

Escrito por sheila c. wilkinson | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de tecidos sintéticos
Cuidados especiais devem ser tomados ao lavar tecidos sintéticos, como o náilon (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A indústria têxtil cresceu e se diversificou muito nas últimas décadas. Tecidos podem ser compostos de vários materiais; pode ser difícil saber como cuidar de todos eles. Some a isso a quantidade de combinações possíveis de materiais e a situação pode ficar confusa. Com algumas informações sobre o conteúdo das roupas, entretanto, a lavagem pode se tornar mais fácil.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    O poliéster é um dos tecidos mais amplamente utilizados; ele é forte, não desbota e é resistente a amassados. Além disso, ele é não-absorvente e também pode amarelar, manchar e formar bolinhas com facilidade. O poliéster pode ser lavado a seco sem danos. Lave roupas de poliéster de dentro para fora para evitar amassados; é possível usar pré-tratamento de manchas. Use água quente e baixa temperatura. O tecido geralmente não precisa ser passado a ferro. O poliéster geralmente é misturado com outros tecidos, principalmente algodão.

  2. 2

    O raiom é outro tecido muito utilizado e de propriedades completamente diferentes do poliéster. É utilizado em cortinas, roupas e até estofados, sendo um tecido forte e absorvente, mas que não tem força quando molhado. Geralmente deve ser lavado a seco, mas há combinações que são laváveis. Nunca lave o raiom, a menos que ele assim indique. Lave em água quente com um detergente suave ou a mão. Pendure para secar e vire-o pelo avesso. Passe a ferro com uma intensidade média.

  3. 3

    Outro tecido utilizado para fazer roupas é o tecido acrílico, que pode ser lavado a máquina e é resistente a amassados. Geralmente se parece com lã em volume e maciez. O tecido acrílico geralmente é combinado com o poliéster e com a lã, que ajudam a prevenir a formação de bolinhas pela quais é famoso. Não há maneiras certas ou erradas de lavar o tecido acrílico, pois ele tem diversas combinações de limpeza: alguns devem ser lavados a mão ou a seco, enquanto outros são robustos o bastante para a máquina de lavar utilizando água quente e uma secadora em temperatura média; você precisará recorrer à leitura cuidadosa das etiquetas.

  4. 4

    O náilon é um tecido muito forte, versátil e leve. É popularmente utilizado em lingerie, carpetes, capas de chuva, chapéus e barracas. Geralmente pode ser lavado em água quente e secado a temperaturas baixas. Caso o item de náilon seja delicado, como uma lingerie, você pode lavá-lo a mão para evitar rasgá-lo ou utilizar um saco de rede. Esses itens devem ser pendurados para secagem ou secados sem calor.

  5. 5

    O acetato, amplamente utilizado em tafetá, cetim, rendas e brocados, é um tecido sedoso de drapejado fácil, mas não é absorvente e pode desbotar. Pode ser lavado a seco ou a mão, caso tome cuidado -- ele não é resistente quando molhado. Lave o tecido gentilmente em água morna com um detergente delicado. Você pode acrescentar um pouco de amaciante para evitar amassados. Passe a ferro pelo avesso enquanto o tecido ainda estiver úmido e na temperatura mais baixa. Sempre utilize um tecido sobre a roupa caso precise passar a ferro pela frente.

Dicas & Advertências

  • Leia a etiqueta do fabricante. Quando as etiquetas começarem a desbotar, marque-as com uma caneta permanente, principalmente se vários familiares lavarem as roupas.
  • Lembre-se que a maioria dos tecidos não suporta temperaturas altas, e itens coloridos só suportam alvejantes para tecidos coloridos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível