on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cuidar de um tucano

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os tucanos são aves frugívoras da floresta tropical da América do Sul, mais conhecidas por seus bicos grandes e coloridos. Eles são animais que se alimentam manualmente, e são surpreendentemente bons animais de estimação. Eles são brincalhões, amigáveis, afetuosos, e podem ser treinados para fazer truques simples, como pegar objetos. Ao contrário da maioria das aves de estimação, os tucanos não dão mordidas dolorosas e não gritam como araras. Eles não são mais difíceis de cuidar do que outras aves de estimação, embora suas necessidades sejam diferentes e eles precisem de uma gaiola bem grande.

Instruções

Aprenda quais são os cuidados que você deve ter com um tucano como animal de estimação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abrigue seu tucano em uma gaiola ou viveiro ao ar livre grande. Os tucanos não conseguem escalar, então eles precisam de espaço suficiente para voar. Um tucano de médio porte precisa de uma gaiola ou viveiro medindo cerca de 3,5 m por 2,5 m por 2 m.

    Loading...
  2. Traga o seu tucano para dentro de casa, se você o mantiver em um viveiro ao ar livre, sempre que a temperatura ambientes estiver superior a 32 ºC ou abaixo de zero. Embora os tucanos possam se acostumar com essas temperaturas ao longo do tempo, isso requer um período significativo de adaptação.

  3. Alimente o seu tucano com uma dieta composta por metade de frutas variadas picadas e metade de ração para tucanos. Boas opções para a porção de frutas da dieta incluem mamão, melão, banana, maçã, uva e mirtilo. Os tucanos devem ser alimentados duas vezes ao dia com frutas e ração.

  4. Não corte as asas do tucano. Como não conseguem escalar, eles precisam ser autorizados a voar, a fim de poderem fazer exercícios físicos suficientes e se moverem por seu território.

  5. Sempre forneça uma tigela grande e rasa de água potável para o seu tucano. Os tucanos bebem pouca água, pois satisfazem a maioria das suas necessidades de água por meio da ingestão de frutas. No entanto, eles precisam tomar banho com frequência.

  6. Leve o seu tucano a um veterinário de aves para exames regulares, ou se ele mostrar quaisquer sintomas de doença. Embora sejam aves resistentes, eles são propensos a ter certas condições de saúde, tais como hemocromatose e parasitas internos.

Loading...

Dicas

  • Os tucanos não mastigam a madeira, então geralmente eles não gostam de brinquedos típicos de aves. Entretanto, as plantas atóxicas e pequenas árvores localizadas dentro do aviário tornarão o ambiente mais agradável para o seu tucano.
  • Muitas vezes, eles podem compartilhar o viveiro com outras aves, mas nunca abrigue-os com pequenas aves, como os tentilhões. Observe atentamente as aves que forem apresentadas recentemente, para se certificar de que elas vão conviver de forma pacífica.

Aviso

  • Nunca dê alpiste para o tucano. Eles são incapazes de digerir o alpiste e podem desenvolver problemas intestinais, se o receberem como alimento.
  • Nunca dê alimentos que sejam rico em ferro, como passas, cereais matinais fortificados, massas, pão, carne vermelha ou fígado. Evite alimentos que sejam ricos em ácido cítrico, como limão, lima, tomate, abacaxi e uva. Esses alimentos podem contribuir para a hemocromatose, uma condição de saúde grave que afeta os tucanos.

O que você precisa

  • Gaiola ou viveiro ao ar livre grande
  • Ração para tucano
  • Frutas frescas variadas
Loading ...
Loading ...