on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

como cuidar da unha quebrada de um cachorro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um cachorro com uma unha quebrada fica muito ansioso e desconfortável. A pata dele ficará ensanguentada e ele começará a mancar e a lamber ou morder o machucado. O tratamento de uma unha quebrada depende da gravidade da lesão.

Instruções

Lembre-se de cuidar das unhas do seu cão (Janie Airey/Digital Vision/Getty Images)
  1. Limpe o dedo, e a unha machucada. O quinto dedo, ou ergot, é o mais propenso a este tipo de acidente. Retire qualquer pelo ou sujeira de toda a área para conseguir ver com clareza o estado do ferimento. Se necessário, raspe a pata.

    Loading...
  2. Enxágue a pata com água morna, certificando-se de tirar quaisquer vestígios de sangue ou sujeira de dentro da lesão.

  3. Apare a parte quebrada da unha. Caso a ruptura tenha acontecido dentro do dedo, será necessário levar seu cachorro a um veterinário.

  4. Estanque quaisquer sangramentos aplicando pomada antibiótica ou pó hemostático à lesão com um algodão. Caso não os tenha disponíveis, faça uma solução de água e amido de milho e espalhe-a em volta do machucado.

  5. Se seu cachorro não tentar lamber ou morder a ferida, é melhor deixá-la cicatrizar sem curativo. Caso contrário, utilize a gaze estéril para cobrir o machucado, afixando-a no lugar com esparadrapo. Tome o cuidado de não apertá-lo demais para não cortar a circulação do seu animal. Fique de olho, pois seu cachorro pode tentar roer a proteção para chegar ao machucado.

  6. Mantenha o curativo limpo. Você precisará limpar a pata e trocar o curativo sempre que necessário. Aplique a pomada antibiótica à cada troca para ajudar a cicatrização.

Loading...

Dicas

  • Manter as unhas do seu cachorro sempre aparadas é uma boa maneira de evitar futuros machucados. Preste bastante atenção à unha do ergot, pois ela com frequência se emaranha em tapetes e carpetes, causando dor e ferimentos.

Aviso

  • Não use objetos metálicos para afixar o curativo, pois seu cachorro pode engoli-los ao tentar roer a atadura. Seu cachorro pode se tornar agressivo por conta da dor, portanto tome precauções (como usar uma coleira ou focinheira) ao tratá-lo.

O que você precisa

  • Cortador de unha para cães
  • Pomada antibiótica
  • Gaze estéril
  • Esparadrapo
Loading ...
Loading ...