×
Loading ...

Como cultivar o abacaxi em um vaso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O abacaxi é uma das plantas mais fáceis de serem cultivadas em ambientes internos ou ao ar livre. Ao contrário de outras plantas frutíferas, o abacaxi poderá sobreviver facilmente em um vaso autossuficiente, não necessitando ser o recipiente muito grande. Embora a planta não produza frutos com muita frequência (uma ou duas vezes por ano você terá um abacaxi, na melhor das hipóteses), ela se desenvolve facilmente em locais com diferentes condições climáticas.

Instruções

É possível utilizar a parte superior, ou a "coroa", para cultivar uma nova planta de abacaxi (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Torça a parte superior do abacaxi com firmeza. Não deverá haver nenhum fruto preso nele, mas sim, apenas uma haste verde espessa com algumas folhas pontudas.

    Loading...
  2. Tire as folhas inferiores, expondo cerca de 2,5 cm do fundo da coroa. Você verá pequenas e inúmeras saliências de cor marrom, abaixo das marcas das folhas. Trata-se do começo da raiz, que irá ajuda-lo a colocar a planta em seu novo vaso com rapidez. Não danifique essa parte da planta.

  3. Deixe o talo com as folhas parcialmente retiradas descansar por alguns dias para que seque. Em seguida, encha uma pequena tigela com água e deixe-a descansar por até duas semanas. Certifique-se de trocar a água com frequência. Depois de duas semanas, as raízes crescerão bastante. Durante esse tempo, tome cuidado para não expor a planta a temperaturas muito extremas.

  4. Encha um vaso de 30 cm com solo para, em seguida, transferir o abacaxi do prato de água para a terra, certificando-se de cobrir completamente todas as raízes. Em seguida, poderá colocar o abacaxi em uma área ensolarada (como uma janela) dentro de casa ou em uma varanda. Se morar em um local que sofra a incidência de altas temperaturas durante todo o ano, coloque a planta em um ambiente externo, como, por exemplo, em um jardim.

  5. Jogue água na planta pelo menos duas vezes por semana e remova todas as folhas enfraquecidas o mais rápido possível. Pelo menos uma vez por mês, fertilize a planta. Depois de um ano, o abacaxi atingirá a maturidade. No segundo ano, será possível colher os primeiros frutos.

Loading...

Dicas

  • Tenha cuidado para não jogar água em excesso no abacaxi, pois isso poderá causar o apodrecimento das raízes, matando a planta.

O que você precisa

  • Parte superior do abacaxi
  • Bacia pequena
  • Água
  • Vaso de 30 cm
  • Solo superficial
  • Fertilizante

Referências

Loading ...
Loading ...