Como cultivar berinjelas japonesas

Escrito por contributing writer | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como cultivar berinjelas japonesas

Berinjelas japonesas maduras

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A berinjela japonesa é uma variedade que se difere da comum apenas na sua forma e no seu tamanho. A variedade comum tem um formato oval, enquanto a japonesa é longa e delgada. Quando maduras, estas medem entre 25 e 30 cm de comprimento, dependendo da variedade. Embora sejam frágeis, as plantas são moderadamente fáceis de cultivar quando se está bem informado sobre os cuidados necessários. Leia a seguir para descobrir como cultivar as melhores berinjelas japonesas do bairro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sementes ou mudas
  • Fertilizante
  • Estacas
  • Corretores de solo (conforme necessário)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Plante as berinjelas japonesas em um local quente, pois seus frutos de cascas finas e delicadas não toleram o frio; até mesmo uma geada branda pode destruir a plantação. Por essa razão, plante as sementes apenas em climas mais quentes, durante a primavera. Em climas mais frios, é melhor plantar mudas assim que as temperaturas estiverem na faixa dos 20ºC.

  2. 2

    Enfileire as plantas a uma distância de cerca de 60 a 90 cm entre si e 60 cm entre uma fileira e outra. O solo deve ser solto, rico em nutrientes e bem drenado. Para aqueles que têm um solo compacto e mal drenado ou um teor de argila elevado, o melhor corretor é a sílica, que ajuda a melhorar as propriedades de drenagem do solo sem prejudicar seu pH -- um fator crucial para o desenvolvimento de uma berinjela saudável. As plantas precisam de sol pleno para alcançar seu potencial, então, tenha isso em mente ao escolher o local de plantio.

  3. 3

    Fertilize as mudas a cada quatro a seis semanas. A primeira aplicação deve ser de um fertilizante líquido 20-20-20, depois disso, você pode usar o tipo 10-10-10 na forma seca. As berinjelas necessitam de muita água, portanto, não se esqueça de conferir o solo regularmente para garantir que ele mantenha umidade suficiente.

  4. 4

    Elimine as ervas daninhas e tenha cuidado com as moscas-brancas, os pulgões e os besouros-saltadores. Todos eles podem causar sérios danos às suas plantas caso não sejam controlados, mas essas pragas são muito fáceis de eliminar se você estiver atento. Os besouros-saltadores, em particular, constituem um problema comum para as plantas jovens, então use uma tela de proteção nesse período. Quando elas ficam um pouco mais velhas, o dano às folhas não irá prejudicá-las. Como as plantas de berinjela podem alcançar mais de 90 cm de altura e seus frutos são muito pesados, é recomendado usar uma estaca para sustentá-las.

  5. 5

    Decida qual tipo de berinjela você prefere. Sem interferência, as plantas produzirão muitos frutos pequenos, já se seu objetivo for colher espécimes maiores, será preciso remover as extremidades de alguns brotos. O resultado deve ser entre três e seis frutos por planta. O tempo entre o plantio e a colheita pode variar, mas geralmente levam cerca de dois meses até que a berinjela esteja pronta para ser consumida.

  6. 6

    Colha suas berinjelas quando estiverem bem coloridas, mas antes que elas percam o brilho. Use uma faca ou uma tesoura de poda para separar o fruto da planta e deixe restar cerca de 2,5 cm da haste.

  7. 7

    Aproveite os frutos do seu trabalho.

Dicas & Advertências

  • Assegure-se de que o clima de sua região seja quente o suficiente. Em caso de dúvida, consulte os profissionais de um viveiro de plantas.
  • Não tente plantar berinjela se você não tiver tempo para cuidar dela adequadamente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media