×
Loading ...

Como cultivar uma boa planta mãe

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma planta mãe é uma planta saudável da qual você retira estacas para produzir clones. Esses clones, ou plantas filhas, serão idênticas à planta mãe. Se você deseja clones saudáveis, então deve começar com uma planta mãe saudável. Uma planta espessa, que pode oferecer bastante galhos, é uma boa planta mãe. Assim que você estabelecer a função para a planta, ela pode durar muitos anos se for bem cuidada. Clones também podem virar planta mãe no futuro.

Instruções

Cultivando planta mãe (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Selecione um planta nova para começar a tomar conta. Ela vai virar a sua planta mãe. Plante-a em um vaso de 6 cm. Eles são ótimos para as raízes e para a poda.

    Loading...
  2. Cultive uma planta mãe lentamente. Quando ela produzir três ou quatro gomos laterais, corte-os fora. Isso força a planta a produzir um sistema de raízes mais forte, e muitos outros galhos aptos a serem clones.

  3. Deixe que os galhos podados cresçam até mais ou menos 12 cm de altura. Alguns vão crescer mais do que outros. Assim que os primeiros galhos alcançarem 12 cm, comece a puxar para trás as pontas, bem acima do nódulo da folha -- o ponto onde um broto se forma e novas folhas começam a crescer -- para que os galhos mais lentos cresçam no mesmo passo.

  4. Quando todos os galhos alcançarem a marca de 12 cm de altura, está na hora de retirar algumas estacas. Procure por nódulos no caule da planta mãe que tenham gerado novos galhos e folhas, desde a primeira poda no passo 2. Retire as estacas bem acima desses nódulos.

  5. Plante as estacas em vasos de 6 cm. Conforme forem crescendo, mantenha as plantas podadas no meio, assim todas as partes da planta vão receber iluminação suficiente.

  6. Aumente aos poucos o tamanho do vaso da planta mãe, até que chegue a um vaso de 3,5 litros. Continue mantendo a planta mãe num vaso desse tamanho. Para isso, faça podas regularmente, nas folhas e nas raízes.

  7. Pode as raízes da planta mãe pelo menos uma vez por ano; ainda mais se as raízes começarem a sair por baixo do vaso. Primeiro, corte o topo da planta acima do nódulo de cada galho. Deixe um ou dois brotos em cada ponta.

  8. Com cuidado, remova a planta mãe do vaso e corte 2 cm dos lados e 2,5 cm da parte de baixo das raízes com uma faca. Adicione mais ou menos 2 cm de terra nova ao vaso. Coloque a planta de volta e preencha ao redor das raízes com terra nova. Soque o solo para garantir que não há água ou nenhuma bolsa de ar.

Loading...

Dicas

  • Se os galhos de uma estaca forem fortes e saudáveis, eles vão conseguir suportar o crescimento de novos brotos. Isso significa que a planta mãe deve ser cultivada para ser forte e saudável.
  • Cuide bem da sua planta mãe. Fique atento a deficiências, como folhas secas ou crescimento impreciso. Isso é um sinal que a planta precisa de fertilização. Plantas mãe são fertilizadas de duas maneiras: na terra (fertilizante líquido é despejado no solo) e através das folhas (borrifando o fertilizante).
  • Se você não prover 18 horas de luz por dia à sua planta mãe, ela vai começar a florescer, impedindo que você retire estacas até que consiga fazer com que pare de florescer, provendo ainda mais horas de luz por dia.

Aviso

  • Assim que retirar suas primeiras estacas, deixe a planta mãe produzir dois ou três novos brotos nas pontas dos galhos. Ao fazer isso, você vai ajudar a fortalecer a sua planta mãe.

O que você precisa

  • Estacas
  • Terra
  • Vasos de 6 cm
  • Tesoura
  • Água
  • Faca
  • Luz solar ou artificial

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...