Como cultivar cipreste Hinoki

Escrito por noelle carver | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cultivar cipreste Hinoki
O cipreste Hinoki é um atraente objeto de bonsai (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um acessório nos jardins japoneses, o cipreste Hinoki pode crescer na maioria dos climas e tipos de solos. Uma árvore cuja manutenção é relativamente barata, o Hinoki possui folhagem verde-escura e brilhante, bem como uma base triangular, sendo ideal para poda e exibição. Essa árvore de crescimento lento tem várias formas e espécies, como a delgada, anã e a pigmeia. Aparado, esculpido e burilado durante séculos, o cipreste Hinoki floresceu como um atraente objeto de bonsai.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um cipreste Hinoki
  • Matéria vegetal ou outra compostagem
  • Regador ou mangueira de irrigação
  • Tesoura de poda
  • Fertilizante (opcional)
  • Óleo de horticultura (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Plantando o cipreste Hinoki

  1. 1

    Prepare sua terra. É preciso estar úmida sem ficar muito encharcada. Ajuste sua umidade e capacidade de drenagem usando compostagem.

  2. 2

    Adicione matéria vegetal ou compostagem. Dependendo do tipo e capacidade de sua terra, adicione uma camada de 7,5 cm de matéria vegetal. Esta mantém a umidade do solo. Além disso, estudos mostram que as plantas que recebem matéria vegetal crescem mais depressa que as que não a recebem.

  3. 3

    Plante o cipreste Hinoki em uma área parcial ou totalmente exposta ao sol. A luz solar é crítica para o crescimento da árvore, pois seus ramos internos e inferiores morrem e sem ela não reflorescerão. O sol da manhã manterá a planta resiliente. Mas tenha cuidado com os ventos secantes. A árvore crescerá até cerca de 6 m de altura, com uma largura de 1,2 a 1,5 m.

  4. 4

    Cave uma área para a árvore. Para plantar a raiz enrolada em tecido de juta, prepare uma área com um diâmetro de três ou quatro vezes maior que a bola da raiz. Cave o buraco na mesma profundidade de um recipiente ou da raiz. Use um forcado ou pá para fazer aberturas rasas nas laterais do buraco.

  5. 5

    Plante a árvore. Desamarre ou retire prendedores do tecido de juta na parte de cima da raiz. Puxe o pano para trás. O tecido de juta não deve ficar fora do buraco quando for coberto com terra. Caso não seja um tecido natural, retire completamente o envoltório sintético da raiz.

  6. 6

    Se o cipreste for cultivado em um vaso, coloque a árvore de lado para soltar e retirar o vaso. Solte as raízes em volta das bordas do vaso. Tenha cuidado para não quebrar demais a raiz. Posicione a árvore no centro do buraco.

  7. 7

    Encha o buraco de terra. Na parte de cima do buraco deposite terra ou mistura de matéria vegetal. Não melhore o solo com menos da metade de terra original. Se a terra estiver solta o suficiente, adicione um pouco ou nenhum preparado para melhorá-la.

    Rega e crescimento

  1. 1

    Crie um fosso circular de irrigação. Em torno da borda externa do buraco, cave um fosso circular. Esse pequeno fosso direciona a umidade para as raízes do perímetro e estimula o crescimento externo. Depois que a árvore estiver estabelecida, o fosso de irrigação poderá ser nivelado.

  2. 2

    Regue a árvore recém-plantada. Sature o chão onde sua árvore está plantada para preencher os espaços no solo. Deixe a água correr por um longo período de tempo para completar seu acúmulo na terra.

  3. 3

    Evite que as raízes de suas árvores se tornem ressecadas. Sinta com os dedos alguns centímetros na terra perto da raiz da nova árvore. Se a terra estiver úmida até 5 a 7,5 cm, não regue. Se estiver seca, então faça a rega. É necessário regar o suficiente para umedecer 5 a 7,5 cm dentro da terra.

  4. 4

    Faça a poda para burilar a planta. Caso queira podar sua árvore, use tesouras de jardinagem para cortar os ramos com pontas amareladas o mais próximo possível do tronco.

  5. 5

    Fertilize, se necessário. Se sua árvore começar a amarelecer, talvez não esteja obtendo nitrogênio ou ferro suficiente. Peça um fertilizante com alto teor de nitrogênio e ferro em sua floricultura. A coloração estranha também pode resultar do excesso ou escassez de água. Certifique-se de seguir o ritual específico de rega e observe quaisquer alterações de cor ou secura.

    Manutenção e formatação

  1. 1

    Programe seu sistema de irrigação ou regule seu ritual de rega. Depois de algum ajuste, será mais fácil controlar e prever o tempo necessário de sua realização. Normalmente, o tempo de rega para o Hinoki é de cerca de 30 a 45 minutos, mas a terra e os níveis de saturação são diferentes.

  2. 2

    Ajuste o nível de pH da terra. O cipreste Hinoki precisa de um nível de pH de 4,5 a 7,5. Em horticultura, o nível de PH refere-se à acidez do solo. Um nível de pH de 7 é natural, o que significa que a árvore precisa absorver facilmente todos os nutrientes disponíveis no solo.

  3. 3

    Aplique à sua árvore um spray para ácaros aracnídeos. Como medida preventiva, borrife todas as superfícies da árvore com óleo de horticultura durante a estação de dormência (normalmente maio-setembro). Isto é eficaz na prevenção de problemas, e os óleos de horticultura são seguros.

  4. 4

    Retire quaisquer galhos danificados. Periodicamente, corte quaisquer ramos danificados ou descoloridos para manter a saúde e a beleza da árvore. É comum no cipreste, mas geralmente a descoloração provém do excesso ou da escassez de rega.

  5. 5

    Deixe-o crescer. O cipreste Hinoki é uma planta de crescimento lento. Espere pacientemente pelo seu desenvolvimento. Sua manutenção é relativamente barata e inicia-se com sementes. Desde que o regue regularmente e mantenha sua saúde, florescerá.

Dicas & Advertências

  • O cipreste Hinoki (Chamaecyparis obtusa) é um dos recursos madeireiros mais importantes das florestas do Japão.
  • Algumas árvores são tão espessas e arbustivas que, mesmo que chova, elas podem não obter água suficiente na raiz (raiz enrolada em tecido de juta), onde a água é vital. À medida que o sistema radicular da árvore se expande, isto deixa de ser um problema.
  • A rega deixa de ser uma preocupação no período de novembro a março, quando a árvore está dormente e o tempo está úmido. A rega é uma importante preocupação em dias seguidos de calor e secura. Quando uma árvore é preparada para ser enterrada e vendida como "raiz embalada em tecido de juta", algumas de suas raízes são cortadas. Até que novas raízes se estabeleçam em sua nova localização, ela deve receber água suficiente para sobreviver a esse processo de preparação da raiz.
  • A maioria dos problemas de cultivo de árvores relaciona-se à água. Se você esperar até ver aparecerem galhos amarelados, poderá ser muito tarde. Faça da rega um ritual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível