×
Loading ...

Como cultivar uma citronela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A citronela é uma cultivar do gênero Geranium que pode ser cultivada como uma planta anual ou perene. Acredita-se que ela é capaz de repelir mosquitos, pois suas folhas contêm óleos semelhantes aos do capim-limão, utilizado em repelentes comerciais. A citronela pode alcançar até 1 m de altura e floresce na primavera e no verão. As flores produzem um aroma agradável e podem ter uma coloração rosa ou violeta. As citronelas podem ser facilmente cultivadas na maioria dos climas, mas exigem cuidados especiais durante o inverno para que possam ser cultivadas como uma planta perene.

Instruções

Saiba quais os cuidados necessários para cultivar uma citronela (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Plante as citronelas em um local que receba incidência solar direta ou sombra parcial durante a tarde em climas muito quentes. Espalhe 2,5 cm de composto orgânico sobre o local de plantio e utilize uma plantadeira manual para incorporá-lo ao solo, aumentando assim a fertilidade e a drenagem.

    Loading...
  2. Cave um buraco duas vezes mais largo que o torrão que envolve a raiz e de igual profundidade. Retire a citronela do recipiente, coloque-a no buraco e cubra as raízes com o solo. Regue cuidadosamente as plantas para estourar as bolhas de ar no solo e para que as raízes entrem em contato com a umidade. Plante as citronelas com um espaçamento de 30 a 38 cm entre cada uma.

  3. Regue a citronela uma vez por semana para evitar o apodrecimento da raiz. O solo deve permanecer levemente seco entre as regas. Diminua para uma vez a cada duas semanas durante o inverno, pois neste período a planta entra em estado de dormência.

  4. Aplique um fertilizante NPK equilibrado 10-10-10 nas citronelas uma vez a cada dois meses. Molhe o solo ao redor da planta antes e após a aplicação para evitar a queimadura da raiz. Siga as instruções fornecidas pelo fabricante para a dosagem adequada.

  5. Desenterre a citronela pouco antes da primeira geada de inverno, quando as temperaturas noturnas alcançam em média 5 ºC. Transfira as citronelas para um vaso que seja suficientemente grande para conter todo o sistema radicular. Cubra as raízes com o solo recolhido do local de cultivo.

  6. Mantenha a citronela a uma temperatura interior constante entre 10 e 21 ºC durante o inverno. Fertilize-a somente caso ela apresente desbotamento das folhas. Retorne a citronela ao ar livre no início da primavera após a última geada do inverno.

Loading...

Dicas

  • As citronelas podem ser cultivadas no interior da casa durante todo o ano, caso prefira. Elas também podem ser cultivadas permanentemente no jardim em climas mais quentes e com invernos menos rigorosos.

Aviso

  • Não deixe respingar água nas filhas ao regar, pois quando as folhas ficam úmidas, são suscetíveis a doenças e infestações de fungos.

O que você precisa

  • Citronela
  • Composto orgânico
  • Plantadeira manual
  • Fertilizante 10-10-10
  • Vaso

Referências

Loading ...
Loading ...