×
Loading ...

Como cultivar cogumelos do pinheiro (matsutake)

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Também conhecidos pelo nome mais poético matsutake, cogumelos do pinheiro são um fungo muito valorizado com um alto valor de mercado. São colhidos em uma época específica e podem custar cerca de R$ 200,00 por cada 500 g. Os cogumelos americanos são grandes fungos brancos, enquanto que os provenientes do Japão têm uma tonalidade mais escura, de um marrom intenso. O cogumelo do pinheiro é colhido no outono do hemisfério norte, sob pinheiros Lodgepole ou Jack, aninhados entre folhas de pinheiro e musgo. O cogumelo é supostamente muito difícil de se cultivar, mas você pode encontrar esporos em alguns sites especializados em micélio. Fácil de se identificar por seu aroma frutado, picante e intenso, esse cogumelo vale o esforço necessário para cultivá-lo.

Instruções

Cogumelos do pinheiro têm um relacionamento simbiótico com as raízes dessas árvores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre um pinheiro Lodgepole ou Jack que tenha uma idade mediana. A árvore deve ter entre 10 m a 15 m de altura e as raízes estarão maduras o suficiente para apoiar a relação micorrízica que ela desenvolve com os esporos do cogumelo. Essa variedade de fungo cresce apenas em pinheiros Lodgepole da Colúmbia Britânica (Canadá), em Washington, Oregon e Idaho (EUA). Ela cresce sob pinheiros Jack no nordeste dos Estados Unidos.

    Loading...
  2. Examine a base da árvore, procurando compostagem natural de pinheiro. O processo para prepará-lo levaria anos para ser duplicado em casa porque leva dez anos para uma folha de pinheiro se decompor. O melhor é usar o produto natural. A compostagem tem folhas e outros tipos de matéria orgânica, além de folhas de pinheiro, e é o local de alimentação preferido para esse tipo de cogumelo.

  3. Prepare o substrato misturando duas xícaras e dois terços de xícara de farinha de arroz integral e oito xícaras de vermiculita em uma vasilha grande. Umedeça com duas xícaras e dois terços de xícara de água e então encha os potes. Tampe os potes e coloque-os dentro da panela grande para fazer conservas, com bastante água para cobrir até metade da altura dos potes. Deixe ferver por 30 minutos. Depois, deixe os potes esfriarem.

  4. Inocule o substrato que acabou de preparar. Esterilize as tampas dos potes e o picador de gelo com álcool. Use-o para fazer um furo na tampa. Injete 0,25 mililitros de esporos no substrato. Cubra o furo com a fita adesiva. Coloque os potes em um local escuro a 30 °C, por 10 a 20 dias.

  5. Use a forquilha para revirar a compostagem na base do pinheiro. Reserve uma pequena quantidade para cobrir o micélio. Polvilhe o micélio de cogumelo do pinheiro no substrato sobre a a compostagem revirada no final do verão. Cubra levemente com a compostagem. É quase impossível de cultivar o cogumelo do pinheiro, mas usar as condições naturais de crescimento desse tipo de fungo pode aumentar suas chances.

  6. Visite o local regularmente para se certificar de que há um pouco de umidade no substrato, que você sentirá como uma certa frieza em seus dedos. Se o substrato estiver seco, não frutificará, então confira diariamente se chove. Cogumelos do pinheiro estão prontos para serem colhidos do meio para o final do outono.

Loading...

O que você precisa

  • Pinheiro da espécie Lodgepole ou Jack, com entre 20 a 60 anos de idade
  • Compostagem de pinheiro (substrato)
  • Forquilha
  • Potes de vidro com tampa e selo
  • 2 2/3 xícaras de farinha de arroz integral
  • 8 xícaras de vermiculita
  • Vasilha grande
  • Água
  • Panela grande para fazer conservas
  • Álcool
  • Picador de gelo
  • Fita adesiva
  • Esporos para cogumelos matsutake em uma seringa de esporos

Referências

Loading ...
Loading ...