Como cultivar cogumelos do pinheiro (matsutake)

Cogumelos do pinheiro têm um relacionamento simbiótico com as raízes dessas árvores

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Também conhecidos pelo nome mais poético matsutake, cogumelos do pinheiro são um fungo muito valorizado com um alto valor de mercado. São colhidos em uma época específica e podem custar cerca de R$ 200,00 por cada 500 g. Os cogumelos americanos são grandes fungos brancos, enquanto que os provenientes do Japão têm uma tonalidade mais escura, de um marrom intenso. O cogumelo do pinheiro é colhido no outono do hemisfério norte, sob pinheiros Lodgepole ou Jack, aninhados entre folhas de pinheiro e musgo. O cogumelo é supostamente muito difícil de se cultivar, mas você pode encontrar esporos em alguns sites especializados em micélio. Fácil de se identificar por seu aroma frutado, picante e intenso, esse cogumelo vale o esforço necessário para cultivá-lo.

Step 1

Encontre um pinheiro Lodgepole ou Jack que tenha uma idade mediana. A árvore deve ter entre 10 m a 15 m de altura e as raízes estarão maduras o suficiente para apoiar a relação micorrízica que ela desenvolve com os esporos do cogumelo. Essa variedade de fungo cresce apenas em pinheiros Lodgepole da Colúmbia Britânica (Canadá), em Washington, Oregon e Idaho (EUA). Ela cresce sob pinheiros Jack no nordeste dos Estados Unidos.

Step 2

Examine a base da árvore, procurando compostagem natural de pinheiro. O processo para prepará-lo levaria anos para ser duplicado em casa porque leva dez anos para uma folha de pinheiro se decompor. O melhor é usar o produto natural. A compostagem tem folhas e outros tipos de matéria orgânica, além de folhas de pinheiro, e é o local de alimentação preferido para esse tipo de cogumelo.

Step 3

Prepare o substrato misturando duas xícaras e dois terços de xícara de farinha de arroz integral e oito xícaras de vermiculita em uma vasilha grande. Umedeça com duas xícaras e dois terços de xícara de água e então encha os potes. Tampe os potes e coloque-os dentro da panela grande para fazer conservas, com bastante água para cobrir até metade da altura dos potes. Deixe ferver por 30 minutos. Depois, deixe os potes esfriarem.

Step 4

Inocule o substrato que acabou de preparar. Esterilize as tampas dos potes e o picador de gelo com álcool. Use-o para fazer um furo na tampa. Injete 0,25 mililitros de esporos no substrato. Cubra o furo com a fita adesiva. Coloque os potes em um local escuro a 30 °C, por 10 a 20 dias.

Step 5

Use a forquilha para revirar a compostagem na base do pinheiro. Reserve uma pequena quantidade para cobrir o micélio. Polvilhe o micélio de cogumelo do pinheiro no substrato sobre a a compostagem revirada no final do verão. Cubra levemente com a compostagem. É quase impossível de cultivar o cogumelo do pinheiro, mas usar as condições naturais de crescimento desse tipo de fungo pode aumentar suas chances.

Step 6

Visite o local regularmente para se certificar de que há um pouco de umidade no substrato, que você sentirá como uma certa frieza em seus dedos. Se o substrato estiver seco, não frutificará, então confira diariamente se chove. Cogumelos do pinheiro estão prontos para serem colhidos do meio para o final do outono.

eHow Brasil
×