Mais
×

Como cultivar cogumelos em um terrário caseiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os cogumelos crescem em uma grande variedade de ambientes naturais, desde cavernas e troncos a até mesmo gramados. Ao contrário das plantas verdes, estes fungos únicos crescem sem luz ou muita nutrição, somente sendo necessário umidade e proteção para crescer e prosperar. Esta facilidade de crescimento faz com que os cogumelos sejam populares para o cultivo em casa para pessoas de todas as idades, e embora varejistas vendam terrários caros para o cultivo caseiro, é mais barato usar alguns produtos de uso doméstico para construir o seu próprio.

Instruções

Os cogumelos crescem em vários tipos de ambientes (mushrooms image by Warren Rosenberg from Fotolia.com)
  1. Esvazie e lave uma garrafa de água ou refrigerante de 3 l, que será suficiente para produzir um terrário. Se quiser uma colheita maior, use mais garrafas. Com uma faca ou tesoura, faça um furo na metade de um lado da garrafa e corte em torno dela para cortá-la ao meio. O melhor lugar para este corte é logo em cima do rótulo. Guarde a parte de cima da garrafa, ela será usada depois.

  2. Coloque de 2 a 3 cm de turfa, perlita ou grãos no fundo de sua garrafa para servir de base de crescimento para os cogumelos. Para que a colônia crie raízes, a base deve oferecer um bom suporte, além de manter a umidade. Injete a cultura de cogumelos – líquido que contém esporos de cogumelos, disponível em casas e lojas de jardinagem –, inserindo a ponta da seringa na fundação e pressionando o êmbolo. Pulverize a base de crescimento com água suficiente para umedecê-lo, tomando cuidado para não deixá-lo lamacento ou pastoso.

  3. Coloque a parte superior da garrafa de volta na inferior para fechar o terrário, removendo a tampa para estimular a circulação de ar. Coloque a garrafa em um local protegido e fresco. As condições ideais de cultivo para cogumelos normalmente envolvem armários, gabinetes e gavetas, uma vez que oferecem proteção e umidade para o terrário. Não exponha-o à luz solar direta, pois isso irá secar a base e impedir os cogumelos de brotarem. Espere de seis a oito semanas.

Dicas

  • Uma vez estabelecida, uma colônia de cogumelos irá rebrotar durante anos. Cuide bem de seu terrário para sempre repetir sua colheita.

O que você precisa

  • Garrafas de 3 l
  • Faca/tesoura
  • Perlita/turfa/grãos
  • Frasco pulverizador
  • Cultura de cogumelos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article