×
Loading ...

Como cultivar cravos-anão

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cravos-anão são flores pequenas e adoráveis que não costumam ultrapassar 30 cm de altura. Também chamadas de cravinhos-da-índia, estas plantas ficam bem em beirais e bordas de canteiros. A variedade de jardim do cravo-anão é muito resistente e, nos Estados Unidos, por exemplo, costuma ser encontrada em toda a costa oeste. As condições podem determinar se esta planta será anual ou perene, além de como e com que frequência ela vai florescer. Existem outras variedades de cravo que não são tão resistentes. Entretanto, estas flores colorem o ambiente e são boas plantas decorativas em vasos.

Instruções

Os cravos-anão costumam ser bem resistentes (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

    Começando com sementes

  1. Semeie as sementes de cravo diretamente no solo, a uma profundidade entre 30 mm e 60 mm. As plantas devem ficar a 30 cm de distância umas das outras.

    Loading...
  2. As sementes também podem ser plantadas em áreas internas cerca de seis a oito semanas antes da época do plantio, ou seja, no outono.

  3. Regue as sementes e mudas para mantê-las úmidas, mas sem encharcar. Mantenha-as expostas à luz direta do sol a maior parte do dia.

  4. Coloque as mudas espaçadas a 30 cm de distância umas das outras no jardim. Arranque ou transplante as que estiverem muito próximas. Os cravos devem ficar expostos a uma boa circulação de ar para evitar manchas nas folhas.

    Cultivando as plantas

  1. Acrescente fertilizante ao solo ou leve uma amostra da terra até à loja de jardinagem mais próxima da sua casa para determinar o pH e aplique o tratamento com cal, se recomendado.

  2. Regue os cravos regularmente, deixando a terra secar entre as regas. Os cravos-anão se desenvolvem melhor em solo com boa drenagem.

  3. Com a tesoura, corte as folhas amarronzadas ou manchadas. Tome cuidado para não ferir os caules da planta, o que pode levar à introdução de doenças ou matar o ramo.

  4. Cubra com pedras, deixando espaço entre elas e os caules dos cravos. A cobertura tradicional de lascas de madeira não é recomendada porque retém umidade e reduz a circulação de ar, mas isso pode variar dependendo do clima e da umidade na sua cidade.

    Como cuidar das plantas adultas

  1. Corte flores para fazer arranjos ou as que estiverem mortas, depois que a flor murchar, para estimular o florescimento de outras.

  2. Divida as plantas adultas e as mais velhas na primavera, a cada dois ou três anos. É melhor separá-las antes que a parte central comece a morrer. Arranque um cravo da terra e divida-o em duas ou três mudas.

  3. Aplique fertilizante líquido 10-10-10 a cada seis a oito semanas. Marque no calendário para saber quando precisa fertilizar novamente.

  4. Verifique o pH do solo de duas a quatro vezes por ano para manter o nível certo. Aplique cal ou outras substâncias recomendadas para obter o equilíbrio correto.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que há espaço e circulação de ar suficiente para os cravos, evitando manchas nas folhas e muitos problemas com pestes.

Aviso

  • Não molhe muito os cravos-anão, pois isso vai deixar a planta amarronzada ou matá-la.
  • Não plante um número excessivo de sementes, mudas ou plantas adultas.
  • Não deixe de dividir os cravos adultos, caso contrário a parte central pode morrer, deixando-a bem feia.

O que você precisa

  • Sementes ou mudas de cravo-anão
  • Fertilizante
  • Tesoura de poda ou tesoura comum afiada
  • Placas de jardim (opcional)
  • Recipiente (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...