Mais
×

Como cultivar gerânios de citronela

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gerânio de citronela, também conhecido como planta do mosquito, é uma planta anual ereta com folhas verdes brilhantes e lindas flores de lavanda. Ao serem amassadas, as folhas exalam um aroma semelhante ao capim citronela. Algumas pessoas acreditam que o aroma pungente dessas folhas repelem os mosquitos. Ele é fácil de ser cultivado, exigindo apenas bastante sol, água e fertilizante. O gerânio de citronela pode ser cultivado com mudas do caule obtidas em setembro ou outubro.

Instruções

O gerânio de citronela pode ser cultivado com mudas do caule obtidas em setembro ou outubro (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Encha um recipiente com uma mistura de metade de areia limpa e metade de solo para vaso. Molhe a mistura e, em seguida, deixe a água drenar através do furo de drenagem até que o solo esteja úmido, mas não encharcado.

  2. Corte um comprimento de 10 cm da ponta de um caule de gerânio de citronela saudável, usando tesouras de poda ou uma faca afiada limpa. Retire as folhas da parte inferior da metade do caule.

  3. Plante a ponta descascada do caule no solo de vaso. Em seguida, firme o solo levemente em torno do caule. Outros caules podem ser plantados no mesmo recipiente, mas as folhas não devem se tocar.

  4. Coloque o recipiente sob luz indireta. Forneça água regularmente e não deixe o solo tornar-se completamente seco. Regue levemente com água, pois o solo deve estar úmido, mas não saturado. O solo encharcado apodrecerá a muda do caule.

  5. Mova o recipiente para luz solar plena quando os caules apresentarem um crescimento novo, o que indica que eles desenvolveram raízes. Mantenha o solo relativamente seco, e regue com mais água somente se as novas plantas começarem a ficar murchas. O solo semi-seco reduzirá a possibilidade de podridão e doenças.

  6. Fertilize os novos gerânios de citronela a cada duas semanas, usando um fertilizante solúvel em água para plantas que estão florescendo. Misture a solução de fertilizante de acordo com as instruções na embalagem.

  7. Plante os gerânios de citronela novos ao ar livre durante a primavera, depois que acabar o período de geadas. Coloque as plantas em um local com luz solar plena.

Dicas

  • O óleo de citronela não vem dos gerânios de citronela, mas do capim citronela (Cymbopogon nardus).

O que você precisa

  • Recipiente de plantio com furo de drenagem
  • Areia
  • Solo de envasamento comercial
  • Tesouras de poda ou faca afiada
  • Fertilizante solúvel em água para plantas que estão florescendo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article