Como cultivar grama em terra argilosa vermelha

Escrito por kate copsey | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cultivar grama em  terra argilosa vermelha
Os gramados valorizam as áreas externas (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

A argila pesada, vermelha ou de outro tipo, não é favorável para a maioria das formas de vida vegetais, mas há algumas coisas que você pode fazer para ter certeza de que sua propriedade tem um gramado verde e saudável. Siga alguns passos básicos para fazer a grama crescer em terra argilosa vermelha e estabelecer um gramado de dar inveja à vizinhança.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Semente ou torrão de grama
  • Compostagem
  • Palha
  • Cultivador ou ancinho
  • Sistema de irrigação (no chão ou em mangueiras)
  • Cal

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova todas as ervas daninhas e grama existentes na área a ser semeada. Isto pode ser feito com um cultivador, um herbicida ou arrancando as plantas manualmente. A grama não é um forte competidor contra muitas ervas daninhas, portanto é crítico que as raízes sejam arrancadas. Passe o ancinho na área para limpá-la de pedras e cascalhos, que não apenas impedem o contato da semente de grama com a terra como também produzem uma superfície desconfortável para caminhar. Se estiver usando um cultivador, passe a máquina levemente sobre a área para soltar de 7,5 cm a 10 cm da camada superficial. Passe novamente o ancinho para preencher quaisquer áreas baixas e aplanar o máximo possível a área total.

  2. 2

    Adicione cal. A maioria das áreas de terra argilosa vermelha também tem um pH baixo. A cal ajustará esse pH neutralizando a terra e tornando-a um ambiente melhor para a grama vicejar. Leia as instruções cuidadosamente e consulte uma Casa da Agricultura se tiver dúvidas.

  3. 3

    Considere o uso de compostagem. O termo argila, seja a vermelha ou de outro tipo, é uma descrição de tamanho de partícula. Partículas diminutas de terra compactam-se fortemente e, assim como a farinha em uma caixa, não há espaço para ar entre elas. As raízes da grama, particularmente aquelas com brotos, precisam desses espaços para penetrar na terra e alcançar os nutrientes. A adição de compostagem à área ajudará a criar esses importantes espaços. A compostagem contém grandes partículas angulares, que, de modo semelhante a bolas de pingue-pongue em uma banheira, permitirão que haja muito ar entre elas. Espalhe uma camada de 5 cm dessa mistura orgânica no local e passe levemente o cultivador para incorporá-la à superfície do solo.

  4. 4

    Faça a semeadura da grama. A velocidade de aplicação é informada na embalagem da mistura de sementes. Usando um espalhador ou outros meios para dispersar as sementes, reduza à metade a velocidade de aplicação. Caminhe para cima e para baixo na área, espalhando metade das sementes. Quando esta primeira metade acabar, toda a área deve estar coberta. Então, com a segunda metade da mistura, caminhe novamente para cima e para baixo, espalhando as sementes por onde andar. Como essas sementes estão sendo dispersadas perpendicularmente à primeira metade, a aplicação geral será mais uniforme.

  5. 5

    Cubra as sementes com uma camada de palha. Isto ajudará a manter a umidade na superfície da terra, onde as sementes necessitam dela, em vez de evaporar. A matéria vegetal de palha também ajudará a manter uma baixa temperatura da terra, particularmente nos dias quentes e ensolarados.

  6. 6

    Irrigue bem a área. Para germinar, as sementes precisam de umidade constante, então a irrigação frequente e superficial com pouca água é melhor do que uma longa sessão. Quando a grama estiver madura e estiver estabelecendo um bom sistema radicular, recomenda-se uma irrigação mais profunda. Se não houver suficiente água natural das chuvas, será necessário usar um temporizador de irrigação ajustado para duas ou três vezes ao dia. Os melhores períodos para irrigar são pela manhã e à tarde, mas o sol quente da tarde pode queimar o chão muito depressa, inclusive as sementes. A maioria das sementes germinará em cerca de duas semanas ou menos. Algumas variedades demoram mais, portanto verifique na embalagem das sementes quais são os períodos normais de germinação. Deixe a grama crescer até cerca de 7,5 cm e então corte-a ligeiramente, quando o tempo estiver seco. Cortar a grama úmida, particularmente os gramados recém-semeados, causará a quebra das minúsculas raízes.

Dicas & Advertências

  • Faça um teste de solo para ter certeza de que está adicionando a quantidade correta de fertilizante e cal ao jardim. Verifique junto à Casa da Agricultura local os respectivos detalhes. Selecione cuidadosamente as variedades de sementes de grama – algumas toleram mais a sombra do que outras, enquanto outras são mais adequadas a áreas de tráfego intenso.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível