Mais
×

Como cultivar hortelã

O cultivo de hortelã pode tornar-se um empreendimento se você for apaixonado por cozinhar, mesmo se gosta de utilizar folha de hortelã apenas nas bebidas. A hortelã está entre as ervas mais difíceis e mais rápidas de serem cultivadas. Ela cresce rapidamente na maioria dos solos e climas. Na verdade, geralmente, o problema não está no cultivo da planta mas sim na prevenção do seu crescimento além dos limites. A solução é a jardinagem em recipientes. A hortelã cresce bem em baldes em pátios, varandas ou dentro de casa. Uma opção é colocar os potes com as plantas de hortelã no seu jardim de ervas.

Instruções

A hortelã cresce rapidamente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Adquira uma muda da variedade de hortelã desejada de um amigo, vizinho ou viveiro.

  2. Coloque adubo ou outro tipo de matéria orgânica na terra do canteiro da planta. Encha um balde com essa terra se for cultivá-la em recipiente. A hortelã gosta de solo rico. O local do canteiro ou balde não é de muita importância, mas um lugar com sombra parcial é ideal.

  3. Plante a muda no mesmo nível sobre o solo de antes. Utilize a marca de terra nela para lhe ajudar. Regue-a até a terra ficar úmida, mas não encharcada.

  4. Regue a muda conforme o necessário para manter a terra razoavelmente úmida pelas próxima semanas. Após esse período, a planta já deve estar firme o suficiente para necessitar ser regada somente durante os períodos de seca.

  5. Arranque as mudas de ervas daninhas ao redor da sua muda conforme for necessário. Após um tempo, a planta estará crescendo tanto que o desbaste não será mais necessário.

  6. Colha a hortelã assim que a planta produzir uma grande quantidade de folhas. Uma planta produz quantidade suficiente para uso de uma família, não importa quantos julepos, chás de hortelã e doces de hortelã você fizer. Colha quantas folhas desejar. Você pode até cortar mais da metade da planta que ela ainda ficará bem.

Dicas

  • Escolha a variedade, ou variedades, de hortelã adequada ao seu gosto culinário. A hortelã-verde, por exemplo, tem um gosto muito mais suave do que a hortelã-pimenta. Algumas das variedades mais novas fazem ótimos chás e doces. A hortelã de chocolate, como o nome já diz, é uma hortelã-pimenta com um toque de chocolate. A hortelã lavanda é aromática e útil como um repelente contra ratos. O perfume suave da lavanda é agradável, enquanto que a hortelã afasta os ratos.

O que você precisa

  • Adubo
  • Ferramentas básicas de jardinagem
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article