Mais
×

Como cultivar as leveduras Saccharomyces Cerevisiae

Atualizada April 17, 2017

Saccharomyces cerevisiae, também conhecida como fermento biológico, é muitas vezes utilizada como organismo modelo na pesquisa biológica, pois muitos genes de seu genoma assemelham-se aos genes humanos. O cultivo deste fungo, para um projeto de escola, é simples e requer poucos recursos. O fermento biológico, encontrado em supermercados, funciona bem para a maioria dos projetos.

Instruções

Um frasco contendo meio de cultura. (experiment image by martin schmid from Fotolia.com)

    Cultivando o fungo

  1. Prepare os meios de cultura misturando 10 ml de xarope de milho em 1 litro de água mineral (sem gás). Este meio é uma fonte de carbono (xarope de milho), bem como de sais minerais, que serão usados pelos fungos.

  2. Despeje o meio de cultura nas garrafas, tubos de ensaio ou frascos.

  3. Inocule as culturas molhando um cotonete no meio, depois insira-o no pacote de fermento e gire-o novamente sobre o meio de cultura.

  4. Coloque um pouco de algodão na parte superior de cada tubo, para evitar contaminação.

  5. Incube as culturas em lugar quente, em torno de 35° C. Após 24 horas, as culturas deverão estar com um aspecto turvo. Isso indica o crescimento das culturas de fungos.

Dicas

  • Para reduzir o risco de contaminação da cultura, não toque o interior dos recipientes nem as deixe expostas diretamente ao ar ambiente.

Avisos

  • Não coloque qualquer tipo de vedação em suas culturas. Os gases produzidos na fermentação do açúcar, pelos fungos, podem fazer com que os tubos explodam.

Coisas Necessárias

  • 10 ml de xarope de milho
  • 1 litro de água mineral
  • Tubos de ensaio, frascos ou garrafas limpas
  • Cotonetes
  • Esferas de algodão
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article