×
Loading ...

Como cultivar louro por estaquia

Atualizado em 23 março, 2017

As folhas de louro crescem na árvore Laurus nobilis, geralmente conhecida como loureiro. São mais usadas em culinária, como tempero, sendo o principal ingrediente em "bouquet garni" (conjunto de ervas aromáticas). Se você usa folhas de louro na cozinha, sabe o quanto são caras no supermercado. Felizmente, pode-se iniciar o cultivo da árvore por estaquia do caule. Você pode ter um suprimento constante de folhas de louro vindas diretamente de seu quintal. A Laurus nobilis viceja melhor ao sol ou sombra parcial e em terra fértil, bem drenada. A planta se dá bem em temperaturas amenas.

Instruções

Você pode ter folhas de louro vindas diretamente do seu quintal (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Selecione um caule do loureiro que tenha surgido no início do verão. Procure aquele caule que os jardineiros chamam de muda semilenhosa. Segundo o Dr. James A. Robbins, horticultor da Universidade do Arkansas, a muda semilenhosa é o caule que já passou dos estágios de rebento, muito verde, e tornou-se rijo, formando uma "madeira".

    Loading...
  2. Corte o caule com uma lâmina de barbear ou uma faca bem afiada, para também retirar um pouco da casca da árvore. Isto é conhecido como "corte de calcanhar". Em seguida, corte esse galho longo até um comprimento de 15 cm. Retire todas as folhas, exceto duas ou três na parte superior da estaca.

  3. Encha um vaso de plantio com partes iguais de perlita e areia. Regue bem a terra e deixe a água drenar pela parte do fundo do vaso.

  4. Mergulhe a ponta cortada do caule em hormônio enraizador e bata-o na lateral da vasilha para remover qualquer excesso. As estacas de loureiro são propensas ao apodrecimento, e como a maioria dos hormônios enraizadores contém um fungicida, é importante que você não omita essa etapa.

  5. Faça um buraco na terra com o dedo ou um lápis. Empurre a estaca com o "calcanhar" virado para baixo, para dentro do buraco e soque a terra firmemente em torno da base. A estaca deverá ser plantada a uma profundidade de pelo menos 7,5 cm. Não se preocupe se houver apenas um pedacinho de caule acima da superfície da terra.

  6. Coloque o vaso com a sua estaca sobre uma esteira térmica ajustada a 23 graus Celsius.

  7. Borrife diariamente a estaca de louro e verifique se a terra está úmida. Você está usando um meio de plantio bastante leve que secará muito mais depressa que o substrato padrão de plantio, portanto, fique de olho. Use um borrifador para adicionar umidade, se necessário.

  8. O enraizamento ocorre em 30 a 90 dias, mas pode levar até um ano. Você saberá que a planta enraizou quando surgir uma vegetação de brotos. Quando isto acontecer, você poderá retirá-la da esteira térmica.

  9. Replante seu loureiro quando ele tiver uma série de quatro folhas. Use o tamanho de vaso seguinte ao do plantio e encha-o com partes iguais de compostagem e substrato para plantio. Certifique-se de que a terra continue úmida, mas não encharcada. No primeiro ano, a muda ainda não estará pronta para ser plantada na horta.

Loading...

O que você precisa

  • Faca afiada ou lâmina de barbear
  • Vaso de plantio, com furos de drenagem no fundo
  • Perlita
  • Areia
  • Água
  • Hormônio enraizador
  • Lápis
  • Esteira térmica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...