Mais
×

Como cultivar pimentas numa estufa

Comprar pimentas no mercado pode se tornar caro, principalmente se tais pimentas tiveram de ser trazidas de um clima mais quente. Enquanto o preço de pimentas compradas no mercado pode ser desencorajador, um cultivo numa estufa pode transformar em realidade o sonho de pimentas deliciosas e cultivadas em casa para jardineiros que estejam em climas impróprios. Sementes de pimenta podem ser germinadas dentro de casa, num ambiente com a temperatura controlada, e movida para uma estufa quando a temperatura é adequada. Cultivar pimentas em uma estufa é um projeto de jardinagem simples e agradável, que pode recompensar a você e sua família com pimentas deliciosas.

Instruções

Cultive deliciosas pimentas em sua estufa (peppers image by cherie from Fotolia.com)

    Germinação dentro de casa

  1. Semeie sua sementes de pimenta dentro de casa entre Março e Abril. Preencha vários recipientes de plantio de 7,5 cm com uma mistura de cultivo, compostas por partes iguais de adubo, musgo de turfa e perlita. Ponha duas sementes na superfície da mistura de cultivo em cada recipiente; cubra as sementes com não mais que 1,3 cm de mistura de cultivo. Regue suas sementes até que a mistura de cultivo esteja úmida ao toque. Certifique-se de que qualquer excesso de água tenha por onde escorrer livremente.

  2. Ponha os recipientes de cultivo em uma área de sua casa que tenha a temperatura controlada, mantida entre 18 °C e 20 °C. Enquanto as sementes estão germinando, mantenha o cômodo escuro ou cubra os recipientes de plantio.

  3. Espere cerca de 20 dias para que suas sementes de pimenta brotem. Cheque o progresso das sementes a cada três ou quatro dias. Regue levemente, somente a quantidade necessária para manter a mistura de cultivo úmida.

  4. Transplante suas mudas de pimenta para recipientes de plantio individuais de 10 cm, preenchidos com mistura de cultivo, quando as mudas atingirem a altura de 7,5 cm. Assegure-se de plantar as mudas no mesmo nível em que elas foram plantadas no recipiente de plantio anterior. Regue suas mudas de pimenta com uma solução de água e fertilizante 10-10-10, sendo o fertilizante um quarto da solução.

    Cultivo na estufa

  1. Mova suas mudas de pimenta de sua casa para sua estufa assim que você conseguir manter a temperatura da estufa em pelo menos 12 °C. Se sua estufa está muito fria, mantenhas suas mudas de pimenta perto do peitoril de uma janela que leve sol, onde elas podem receber bastante luz solar indireta até que a temperatura de sua estufa esteja adequada.

  2. Mantenha a mistura de cultivo das suas mudas de pimentas sempre úmidas, aguando quantas vezes for necessárias. Confira a umidade de sua mistura de cultivo mais ou menos uma hora após suas pimentas terem sido regadas. Pegue um pouco da mistura de cultivo em sua mão e aperte gentilmente. Se soltar excesso de água, você provavelmente está hidratando suas plantas de pimenta mais do que deveria.

  3. Providencie suportes para as plantas de pimenta que estão com uma altura de mais ou menos 30 cm. Insira estacas de jardinagem dentro do recipiente de plantio, em cada lado de sua planta. Fixe a planta aos suportes usando as tiras de meia-calça de náilon.

  4. Fertilize sua planta de pimenta uma vez na semana durante seu período de crescimento. Para melhores resultados, espere até que sujam formas de fruta nas suas plantas de pimenta para começar sua escala de fertilização semanal. Aplique uma solução de fertilizante de tomate e água, com metade da solução sendo fertilizante, seguindo as instruções dadas no rótulo do fertilizante.

  5. Colha suas pimentas quando elas atingirem o estágio desejado de maturidade. Pimentas verdes podem ser colhidas assim que elas tiverem crescido seu tamanho total; deixe as sementes amadurecerem um pouco se você quer colher pimentas amarelas, laranjas ou vermelhas. Para colher suas pimentas, use uma faca de poda esterilizada e afiada para cortas as pimentas das plantas.

Dicas

  • Remova excessos de pimenta de plantas que estejam muito carregadas, para encorajar a produção de pimentas mais saudáveis. Quando sua planta começar a formar pimentas, remova todas, deixando apenas oito ou nove pimentas em cada planta. Isso permite que suas plantas foquem sua energia em desenvolver pimentas que são mais fortes, saudáveis de saber mais apurado.

Aviso

  • Tome cuidado para não usar fertilizante demais nas plantas ou você irá frear a produção das pimentas. Sempre que usar fertilizante, misture o com água, para evitar causar danos à suas plantas.

O que você precisa

  • Sementes de pimenta
  • Adubo para plantas
  • Musgo de turfa
  • Perlita
  • Recipientes de plantio de 7,5 cm
  • Recipientes de plantio de 10 cm
  • Mangueira ou regador
  • Fertilizante 10-10-10
  • Fertilizante exclusivo para tomates
  • Estacas de jardinagem
  • Tiras de meia-calça de náilon
  • Faca de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article