×
Loading ...

Como cultivar tílias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em geral, árvores que dão sombra não têm flores ou aroma muito interessantes. Mas, a resistente tília (Tilia cordata) é uma exceção. Suas folhas verde-escuras e brilhantes, em formato de coração, aparecem na primavera, seguidas de florzinhas amarelo-esverdeadas no verão. Essas flores são humildes, mas sua fragrância enche o ar. Siga os passos a seguir para desfrutar da tília em seu jardim.

Instruções

  1. Escolha o local de plantio. A tília prefere terra bem drenada e úmida, mas é capaz de tolerar solo compacto. O solo ácido ou alcalino é aceitável. A árvore deve ser plantada em local que receba plena luz solar.

    Loading...
  2. Prepare a tília para o plantio. Normalmente a planta é adquirida em mudas que vêm com a bola de raiz embrulhada em estopa. Remova com uma faca ou tesoura de poda qualquer barbante ou arame e metade da estopa que cobre a bola da raiz.

  3. Cave um buraco com pelo menos quatro vezes a largura da bola da raiz. A profundidade deverá ser igual à altura dessa raiz, de tal forma que quando for colocada no buraco fique nivelada com o solo circundante.

  4. Posicione a tília no buraco de plantio. Preencha a pequena porção do solo original para manter a planta ereta. Encha de água o buraco, e deixe que a terra e a raiz a absorvam. Complete-o com a terra restante e coloque mais água profundamente. Esta etapa fornece umidade adicional e ajuda a eliminar as bolsas de ar da terra.

  5. Espalhe uma camada de matéria vegetal de 5 a 10 cm de profundidade em torno da base da árvore e sobre toda a área de plantio. Deve-se ter cuidado para não empilhar a matéria vegetal muito alta no caule da muda.

Loading...

Dicas

  • A tília é uma árvore de folhas largas que cresce bem em climas temperados. Requer irrigação regular, devendo receber cerca de 3,75 cm de água por semana. As mangueiras com aspersores são uma ferramenta útil para essa árvore, principalmente nas épocas de seca. Certifique-se de saturá-la com água no final do outono, logo antes das primeiras quedas de temperatura. Fertilize-a no início de maio. A tília beneficia-se com isto e, com adubação regular, crescerá mais rapidamente em seus primeiros 5 a 10 anos de plantio. Esse tipo de tília exige pouca poda. Remova os galhos mortos e mantenha a forma da árvore. Todavia, a tília é excelente para sebes, podendo ser podada com sucesso para compor um jardim formal. Atinge de 18 a 24 metros de altura e de 9 a 12 metros de largura.

Aviso

  • Infelizmente, a tília é a refeição preferida do besouro-japonês. A praga faz com que suas folhas se tornem feias, mas raramente causa um dano real à árvore. Use um inseticida ou remova os besouros da árvore com uma panela de água quente. Os pulgões também podem ser um problema para tílias.

O que você precisa

  • Tília
  • Faca ou tesoura de poda
  • Água
  • Matéria vegetal ou outro material orgânico
Loading ...
Loading ...