×
Loading ...

Como cultivar tomate-pera amarelo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O tomate-pera amarelo é do tipo puro (heirloom) -- ou seja, vem se reproduzindo sem o cruzamento de espécies -- e remonta ao início dos anos 1800. O vigoroso tomateiro, uma trepadeira indefinida, produz generosa safra de frutos amarelos-brilhantes. Os pequenos tomates em formato de pera são doces e de leve sabor. Amadurecem em aproximadamente 70 a 80 dias. Sua tolerância ao frio permite que sejam produzidos no final do outono, bem depois da maioria das variedades de tomates.

Instruções

O tomate-pera amarelo é do tipo puro (heirloom) (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Plante as sementes de tomate-pera amarelo em pequenos vasos com terra de cultivo, cerca de 42 dias antes da última queda prevista de temperatura. A semeadura deve ser feita a uma profundidade de 1,25 cm colocando três a quatro sementes por vaso. Regue-as.

    Loading...
  2. Coloque os vasos no peitoril de uma janela ensolarada e mantenha a terra úmida. As sementes germinarão em uma a três semanas.

  3. Depois que as plantas começarem a crescer e brotarem folhas verdadeiras, reduza os tomateiros a uma planta por vaso. Arranque as plantas fracas ao nível da terra. Vire as plantas diariamente para incentivá-las a crescer eretas.

  4. Adube as plantas a cada poucas semanas com uma solução fertilizante líquida fraca.

  5. Transplante os tomateiros para áreas externas após a última data prevista para geadas, quando atingirem 10 cm a 15 cm de altura. Acostume-as levando os vasos para fora por alguns dias em uma área protegida. Traga-as para a área interna à noite se a temperatura cair abaixo de 15,5 ºC.

  6. Escolha um local ensolarado com terra bem drenada. Teste o pH do solo e, se necessário, faça ajustes para que fique entre 5,0 e 6,0.

  7. Cave um buraco na terra a uma profundidade 60 cm a 90 cm. Adicione uma camada de adubo composto e misture-a profundamente na terra.

  8. Plante as mudas de tomate-pera amarelo na terra preparada para que o caule fique enterrado logo abaixo da primeira série de folhas. Regue a base das plantas, tendo o cuidado de manter secas as folhas. Deixe a terra secar levemente entre cada rega e, sempre que necessário, faça uma irrigação profunda.

  9. Adicione uma camada de matéria vegetal orgânica em torno das plantas para desestimular ervas daninhas e ajudar a manter a umidade do solo.

  10. Observe se há pragas. Remova larvas e lagartas manualmente. Remova os pulgões lavando a planta com água e sabão.

  11. Proteja as plantas providenciando uma sombra de 50% no período mais quente do verão. O fruto não se ambientará em dias muitos quentes. Mantenha a planta irrigada e espere alguns dias até esfriar. Com cuidados apropriados, a planta se reanimará quando as temperaturas caírem no outono.

  12. Colha os tomates ao amadurecerem. Sua cor mudará de verde para amarelo-brilhante e o fruto estará macio. O fruto de um tomateiro amadurecido é mais adocicado.

Loading...

O que você precisa

  • Sementes de tomate-pera amarelo
  • Vasos pequenos
  • Mistura para sementes
  • Fertilizante diluído
  • Compostagem orgânica
  • Matéria vegetal orgânica

Referências

Loading ...
Loading ...