×
Loading ...

Como cultivar tomates em sua varanda

Se você ama o sabor dos tomates cultivados em casa, mas não possui um quintal, não desanime. Se tiver uma varanda que receba luz solar plena (pelo menos oito horas por dia), é possível cultivá-los em vasos. Espaço limitado no chão? Sem problema, basta pendurá-los de cabeça para baixo. Esse tipo de cultivo requer uma atenção especial e fertilizante, devido à quantidade limitada de solo, mas não há nenhuma razão para que você não possa saborear o sabor do verão, um tomate cultivado em casa, seja no quintal ou não.

Instruções

Escolha um tomateiro saudável e plante-o em um vaso (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

    Cultivo em vasos

  1. Coloque o recipiente no lugar onde ele ficará na varanda e encha-o com terra e fertilizante para tomates. Coloque-o em um local onde receba de oito a dez horas de luz solar diariamente.

    Loading...
  2. Plante um tomateiro por vaso. Talvez você fique tentado a plantar mais de uma muda, especialmente se o recipiente for grande. Como a planta cresce e produz frutos, suas exigências nutricionais são significativas. A maioria dos recipientes não suportam mais de uma planta durante a fase de crescimento. Regue bastante quando for transplantá-la, e escolha um dia nublado para minimizar o choque do processo.

  3. Coloque uma cerca de arame em torno da sua planta antes que ela cresça demais. A cerca é um cone de arame que fornece suporte à planta à medida que ela for crescendo e produzindo frutos. Usá-la no lugar das estacas, que requerem que você amarre a planta para fixá-la, minimizará o risco de danos. Estas plantas podem ser infectadas por fungos ou bactérias em áreas tenham sido cortadas ou quebradas. A cerca dará suporte à planta e permitirá que ela cresça sem precisar ser amarrada.

    Cultivo suspenso

  1. Fixe um suporte ou gancho que possa suportar, no mínimo, 12 quilos. Uma vez que você adicionar a planta, a terra, o fertilizante e a água, o seu vaso ficará bem pesado. Pendure-o vazio para se certificar de que esteja na posição certa, em seguida, retire-o do suporte. Será mais fácil inserir o tomateiro sem danificá-lo e adicionar a terra se o vaso não estiver pendurado. A planta suspensa deve receber a mesma quantidade de luz solar que receberia se estivesse no solo. Pendure-a em um lugar ventilado para evitar que as folhas sequem.

  2. Insira o tomateiro com cuidado no vaso, de acordo com as instruções fornecidas no suporte. Prenda-o no lugar com o disco de espuma que acompanha o conjunto. Tenha cuidado para não danificar os galhos; o que fará com que fungos ataquem a sua planta antes dela produzir qualquer fruto. Já que ela ficará pendurada de cabeça para baixo, você precisará colocar a planta antes de adicionar a terra.

  3. Misture o fertilizante na terra antes de colocá-la no recipiente. Isso ajudará a garantir que o adubo seja distribuído uniformemente por todo o vaso suspenso, dando às raízes acesso aos nutrientes. Encha o vaso com a mistura até que fique a 5 cm do topo.

  4. Pendure o vaso suspenso no seu lugar permanente e verifique se está seguro antes de adicionar água. Regue-o, e coloque mais terra se o solo se assentar e ficar abaixo dos 5 cm. Em dias quentes, pode ser que seja necessário regar a sua planta mais de uma vez. Talvez você tenha que adicionar mais terra e fertilizante enquanto a planta cresce e utiliza os nutrientes para produzir a folhagem e os frutos.

Loading...

Dicas

  • Escolha uma variedade de tomate que tenha sido desenvolvida para cultivo em vasos. Os galhos em determinados tipos de tomateiros param de crescer quando há um cacho de flores, facilitando o gerenciamento das plantas em um recipiente.
  • Adicione mais fertilizantes uma vez que as plantas comecem a florescer e produzir frutos. Talvez seja preciso adicionar mais terra enquanto os nutrientes são absorvidos.

Aviso

  • As plantas cultivadas em vasos são mais sensíveis às mudanças de temperatura do solo do que os tomates plantados no chão. Elas precisarão de uma rega mais frequente em dias quentes e devem ser levadas para dentro em noites frias.
  • Tomateiros suspensos podem ficar suscetíveis a fungos e mofo causados pela umidade excessiva. A água escoará pelas folhas todas as vezes que você adicionar umidade à planta; garanta ventilação adequada para que a folhagem não fique molhada.

O que você precisa

  • Recipientes de 20 litros
  • Terra para jardim
  • Fertilizante específico para tomateiros
  • Muda de tomateiro
  • Cerca de arame para conter o tomateiro

Referências

Loading ...
Loading ...