Mais
×

Como cultivar uma cerca viva em solo pobre

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma cerca viva é um grupo de pequenas árvores ou arbustos perenes plantados juntos para criar um cercado. Existem inúmeras opções de plantas que estão disponíveis, mas, se o solo no local onde forem cultivadas for pobre, as coisas podem ficar difíceis. Solos pobres muitas vezes não têm os nutrientes necessários para sustentar o crescimento. Às vezes, o solo contém quantidades excessivas de areia ou argila, que podem interferir na drenagem ou na retenção de umidade. Isso não significa que o cultivo seja impossível, porque existem maneiras de melhorar as condições para que uma cerca viva atraente possa prosperar em quase qualquer lugar.

Instruções

Cercas vivas podem ser cultivadas em solos pobres se forem promovidas as condições adequadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Examine o solo para ver se ele contém rochas ou areia em excesso. Isso indicará geralmente uma necessidade de rega frequente, bem como pobre teor de nutrientes.

  2. Cave um buraco de 12 cm de profundidade no local de plantio e encha de água. Faça isso quando o solo estiver moderadamente úmido, mas não molhado. Se a água for drenada em três ou quatro horas, a drenagem será considerada boa. Se empoçar por mais de quatro horas, há problemas de drenagem.

  3. Escolha um arbusto ou árvore adequado para o solo no local de plantio. Os de folhagem perene viverão mesmo em locais que são rochosos, arenosos ou com má drenagem. Essa seleção deixará o trabalho de cultivo e tratamento mais fácil.

  4. Plante os arbustos com um terço ou até metade das raízes acima da superfície do solo em locais com drenagem deficiente. Substitua o terço faltante desse solo com um composto orgânico e misture de uma a duas colheres de sopa de fosfato monocálcico antes de finalizar o plantio.

  5. Para plantar árvores em solos com problemas de drenagem, primeiro revolva-a até cinco vezes o tamanho da raiz. Cultive o solo até uma profundidade de 30 cm e plante a muda com as raízes a 1,30 cm acima do nível do solo.

  6. Melhore solos arenosos misturando de três a quatro centímetros de composto orgânico ou esterco no momento do plantio.

  7. Coloque de 5 cm a 10 cm de cobertura morta orgânica abaixo das árvores e arbustos.

  8. Regue tantas vezes quanto necessário de acordo com a espécie plantada. Sempre verifique o nível de umidade do solo antes de regar. Monitore o solo arenoso com cuidado quando o clima estiver muito quente ou seco.

Dicas

  • Corrija um solo arenoso com um composto à base de plantas ou turfa se você viver em um local à beira-mar para evitar o aumento do nível de sal do solo.

O que você precisa

  • Cobertura morta
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article